Colonialismo e orientalismo nos imaginários turísticos do século XIX : relatos turísticos ilustrados sobre a Argélia.

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Autor(es): dc.contributorSilva, Luana Melo e-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luana Melo e-
Autor(es): dc.contributorQuírico, Tamara-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Marina Furtado-
Autor(es): dc.creatorDazzi, Camila Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018213-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio. Departamento de Turismo, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO brutal processo de colonização do Norte da África pelos franceses, na segunda metade do século XIX, paradoxalmente impulsionou a abertura dos territórios dominados ao Turismo, compreendido, ao longo da Dissertação, como uma das engrenagens da dominação colonial. A França de finais do século XIX é abundante em obras de pintores orientalistas, mas, igualmente, em imagens turísticas de seus territórios colonizados, muitas delas feitas por artistas mais ou menos renomados, como suntuosos cartazes das companhias marítimas, coloridas propagandas de estradas de ferro, cartões postais e gravuras em relatos turísticos ilustrados de viagens. Em nossa pesquisa, optamos por analisar os relatos turísticos ilustrados, uma vez que foram escritos por turistas que circularam e compartilharam as suas percepções, aventuras e desventuras com um público que tinha interesse em viajar para os territórios recém colonizados. O recorte geográfico na Argélia se deu em função do incomparável nível de violência utilizado pelos franceses no processo de dominação e manutenção do território, bem como na sua rápida transformação em destino turístico, ainda em finais do século XIX. No decorrer da investigação, lançamos mão de diferentes métodos de pesquisa, dentre os quais o estudo de fontes primárias de época (textos e imagens), bem como a leitura acurada de fontes atuais – livros, teses, etc – como base teórica de reflexão. A nossa principal premissa foi a de que os relatos turísticos ilustrados são produções orientalistas que difundiram, por meio de imagens e textos, estereótipos que definiram os colonizados como “bárbaros”, “apáticos”, “bestiais” – dentre outros adjetivos nada enaltecedores. Com essa Dissertação, demonstramos não somente a veracidade dessa hipótese, como comprovamos como tais relatos turísticos, tão pitorescos e lindamente ilustrados, materializaram e propagaram Imaginários Turísticos que contribuíram para justificar a necessidade de dominação da França sobre o Norte da África – em específico a Argélia.-
Descrição: dc.descriptionThe brutal process of colonization of North Africa by the French, in the second half of the 19th century, paradoxically promoted the opening of dominated territories to Tourism, understood, throughout the Dissertation, as one of the gears of colonial domination. France at the end of the 19th century is abundant in works by orientalist painters, but equally in tourist images of its colonized territories, made by more or less renowned artists, such as sumptuous posters for shipping companies, colorful advertisements for railways, postcards postcards and engravings in illustrated tourist travelogues. In our research, we chose to analyze illustrated tourist travelogues, since they were written by tourists who circulated and shared their perceptions, adventures and misadventures with an audience that was interested in traveling to newly colonized territories. The geographic focus in Algeria was due to the incomparable level of violence used by the French in the process of dominating and maintaining the territory, as well as in its rapid transformation into a tourist destination, still at the end of the 19th century. During the investigation, we used different research methods, including the study of period primary sources (texts and images), as well as the accurate reading of current sources – books, theses, etc. – as a theoretical basis for reflection. Our main premise was that the illustrated tourist travelogues are orientalist productions that disseminated, through images and texts, stereotypes that defined the colonized as “barbarians”, “apathetic”, “bestial” – among other less than uplifting adjectives. With this dissertation, we not only demonstrate the veracity of this hypothesis, but also prove how such picturesque and beautifully illustrated tourist travelogues materialized and propagated Tourist Imaginaries that contributed to justifying-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - lugares imaginários-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - relato de viagem-
Palavras-chave: dc.subjectOrientalismo na arte-
Título: dc.titleColonialismo e orientalismo nos imaginários turísticos do século XIX : relatos turísticos ilustrados sobre a Argélia.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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