Representação social e música : um estudo sobre o projeto Escola de Música "Tocando em Frente".

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Fernanda Sampaio de-
Autor(es): dc.creatorVogel, Marcos-
Autor(es): dc.creatorQuadros Júnior, João Fortunato Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20661-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33054/ABEM202432211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018189-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura das representações sociais sobre música de um grupo de estudantes do projeto social Escola de Música “Tocando em Frente”, realizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo-ES). Considerando a participação da música na sociedade e os referenciais sobre a importância da educação musical em contextos de projetos sociais (Almeida, 2005; Arroyo, 1999; Joly; Joly 2011; Kleber, 2006; Santos, 2005; Wille, 2005), a presente pesquisa qualificou o conceito de potencial educativo considerando três fatores, denominados tríade formativa: 1) A música como cerne da formação dentro das vivências sociais; 2) O modelo de educação não-formal promovendo os espaços para compartilhamento; 3) Os objetivos sociais que se relacionam com as necessidades sociais dos sujeitos. Caracterizada como um estudo qualitativo de caráter descritivo, este trabalho traz como referencial teórico-metodológico a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (Abric, 2001; Moscovici, 2009; Rateau et al., 2012). A coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário semiestruturado de livre associação de palavras. O tratamento dos dados foi feito com o auxílio de ferramentas computacionais de acesso livre (IRaMuTeQ e Evocation). Os resultados indicam que os termos que apresentaram maior significância da representação dos participantes foram “amor”, “aprendizado” e “persistência”. A discussão dos termos foi relacionada com a construção teórica sobre o potencial educativo do projeto. Como conclusão, percebeu-se a importância da música na formação dos participantes, havendo ainda a necessidade de promover novas reflexões acerca da atuação desses projetos sociomusicais enquanto agentes promotores de transformação social.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aimed to identify the structure of social representations about music among a group of students from the social project Escola de Música “Tocando em Frente”, conducted in the city of Cachoeiro de Itapemirim-ES. Considering the role of music in society and the references regarding the importance of music education in social project contexts (Almeida, 2005; Arroyo, 1999; Joly; Joly 2011; Kleber, 2006; Santos, 2005; Wille, 2005), this research qualified the concept of Educational Potential by considering three factors, termed the formative triad: 1) Music as the core of formation within social experiences; 2) The non-formal education model promoting spaces for sharing; 3) The social objectives related to the social needs of individuals. Characterized as a qualitative descriptive study, this work adopts the Social Representation Theory as the theoretical-methodological framework, through the structural approach (Abric, 2001; Moscovici, 2009; Rateau et al., 2012). Data collection was carried out using a semistructured questionnaire of free word association. Data analysis was conducted using freely accessible computational tools (IRaMuTeQ and Evocation). The results indicate that the terms "love," "learning," and "persistence" showed greater significance in the representation of the participants. The discussion of these terms was related to the theoretical construction regarding the educational potential of the project. In conclusion, the importance of music in the participants' formation was observed, highlighting the need for further reflections on the role of these sociomusical projects as agents promoting social transformation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista da ABEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6643>. Acesso em: 13 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto social-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Música “Tocando em Frente”-
Título: dc.titleRepresentação social e música : um estudo sobre o projeto Escola de Música "Tocando em Frente".-
Título: dc.titleSocial representation and music : a study on the “Tocando em Frente” Music School.-
Título: dc.titleRepresentación social y música : un estudio sobre el proyecto Escuela de Música “Tocando em Frente”.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.