Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Chaves, Suene Franciele Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Matheus Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Tucher, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Bernardo Miloski | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Daniel Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Borba, Diego de Alcantara | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Pedro M. Q. | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira Júnior, João Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018114 | - |
Descrição: dc.description | The present study aimed to evaluate the effect of a school soccer competition with consecutive day games on the recovery status of U-19 players. Thirty-one school athletes (17.1±1.1 years) who played a U-19 school soccer competition (composed of two groups of four soccer teams each, followed by semifinals and final) were randomly evaluated. Games lasted 70 min (two periods of 35 min with 15 min rest interval), and they were played on consecutive days with 24 h between each game. Delayed onset muscle soreness (DOMS) and Total Quality Recovery (TQR) were measured before group phase games (n= 31) and semifinals games (n= 18). The internal game load was measured by the session rate of perceived exertion (session-RPE) method. TQR was higher before the first game when compared to the other games (p< 0.001). DOMS increased after the first game and did not return to baseline before the fourth game. Both session-RPE and internal load of the fourth game were higher than in the other games (p< 0.001). In addition, there was no correlation between internal game load and TQR (p> 0.05). The monotony observed during the evaluated period was 3.1±2.0 AU. The results indicate that the 24 h rest period seems to be insufficient for complete recovery of U-19 soccer school athletes, suggesting the organization of U-19 school soccer competitions with higher rest interval between games and search for methods to increase the recovery rate. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo objetivou analisar o efeito de uma competição escolar de futebol com jogos em dias consecutivos no estado de recuperação física de jogadores sub-19. Foram avaliados, de forma aleatória, 31 atletas escolares (17,1±1,1 anos) participantes de uma competição escolar de futebol de campo sub-19, composta de duas chaves com quatro equipes cada, seguido de semifinais e final. Os jogos tiveram 70 min de duração (dois tempos de 35 min com 15 min de intervalo), e foram realizados em dias consecutivos com intervalo de 24h entre cada jogo. Foi medida a dor muscular de início tardio (DOMS) e Qualidade Total de Recuperação (QTR) antes de cada jogo da primeira fase (n= 31) e da semifinal (n=18). A carga interna dos jogos foi medida a pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão (PSE-sessão). A QTR foi maior antes do primeiro jogo em comparação com os demais jogos (p< 0.001). A DOMS aumentou após o primeiro jogo e não retornou aos valores basais antes do quarto jogo (p< 0.001). A PSE-sessão e a carga interna do quarto jogo foram maiores que as dos demais jogos (p< 0,001). Em adição, não houve correlação entre a carga interna do jogo e a QTR (p> 0,05). A monotonia encontrada no período avaliado foi de 3,1±2.0 UA. Os resultados indicam que o período de 24h parece ser insuficiente para a completa recuperação de atletas escolares de futebol sub-19, sugerindo a organização de competições escolares de futebol sub-19 com maior intervalo entre os jogos e busca por métodos que acelerem a recuperação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | All the published articles by Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano are under a Creative Commons License wich permits copy and redistribute the material in any medium or format. Fonte: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 06 ago. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Muscle soreness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dor muscular | - |
Título: dc.title | Effect of a school soccer competition with consecutive day games on the recovery status of U-19 players. | - |
Título: dc.title | Efeito de uma competição escolar de futebol com jogos em dias consecutivos no estado de recuperação de jogadores sub-19. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: