Como a aprendizagem baseada em projetos pode ser aplicada em práticas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades em Ciências?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Luciana Hoffert Castro-
Autor(es): dc.contributorCabral, Wallace Alves-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCruz, Luciana Hoffert Castro-
Autor(es): dc.creatorThomaz, Lívia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018097-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAs metodologias utilizadas no Ensino de Ciências estão se modificando para se adequarem à realidade dos estudantes contemporâneos. Uma alternativa para que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Essa metodologia promove um ambiente em que os alunos são incentivados a explorar, investigar e resolver problemas reais, desenvolvendo habilidades críticas como colaboração, criatividade e pensamento crítico. O objetivo da presente pesquisa é explanar aos professores de Ciências uma opção de metodologia ativa que facilite o processo de ensino e aprendizagem. Com a ABP, os professores de Ciências podem desenvolver projetos que conectem os conceitos científicos com situações do mundo real, incentivando os alunos a explorar, investigar e resolver problemas. O presente trabalho é pautado em teorias de aprendizagem propostas por Freire (2001), em uma abordagem qualitativa documental. Para desenvolver esse um e-book instrucional, basear-nos-emos na teoria de Aprendizagem Baseada em Projetos de Bender (2014) e no Buck Institute for Education (2008) como referencial teórico. Acreditamos que, com essa ferramenta, os professores terão a oportunidade de implementar projetos para o Ensino de Ciências, além de um ensino que fomente o protagonismo do estudante. O produto educacional foi elaborado com base em uma revisão bibliográfica criteriosa de diversas fontes da literatura científica, proporcionando um amplo acervo documental para apoiar e auxiliar educadores em sua prática docente. Dessa forma, pretendemos unir teoria e prática, mostrando aos educadores interessados na ABP que é possível oferecer uma educação diferenciada, atraente e de qualidade, mesmo com recursos limitados.-
Descrição: dc.descriptionThe methodologies used in Science Teaching are changing to adapt to the reality of contemporary students. An alternative for students to be protagonists of their learning is Project-Based Learning (PBL). This methodology promotes an environment in which students are encouraged to explore, investigate and solve real problems, developing critical skills such as collaboration, creativity and critical thinking. The objective of this research is to explain to Science teachers an active methodology option that facilitates the teaching and learning process. With ABP, Science teachers can develop projects that connect scientific concepts with real-world situations, encouraging students to explore, investigate and solve problems. This work is based on learning theories proposed by Freire (2001), in a qualitative documentary approach. To develop this instructional e-book, we will base ourselves on Bender's Project-Based Learning theory (2014) and the Buck Institute for Education (2008) as a theoretical framework. We believe that, with this tool, teachers will have the opportunity to implement projects for Science Teaching, in addition to teaching that encourages student protagonism. The educational product was prepared based on a careful bibliographical review of various sources of scientific literature, providing a broad documentary collection to support and assist educators in their teaching practice. In this way, we intend to unite theory and practice, showing educators interested in PBL that it is possible to offer a differentiated, attractive and quality education, even with limited resources.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em projetos - ABP-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo do aluno-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleComo a aprendizagem baseada em projetos pode ser aplicada em práticas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades em Ciências?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.