Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Bertin, Marta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19208 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.3-345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018046 | - |
Descrição: dc.description | O avanço da Educação a Distância com o suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a exemplo da Plataforma Moodle, vem impulsionando constantemente a oferta de novos cursos e o atendimento a formação de qualidade a pessoas que distam geograficamente das universidades em grande parte do território brasileiro. Diante de tal contexto, nesta investigação tem-se o propósito de apresentar as experiências vivenciadas de ensino e de aprendizagem nas disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica ofertadas em um curso de Licenciatura na modalidade de Educação a Distância pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto/CEAD/UFOP. Para tal, pretende-se relatar as ações desenvolvidas e suas perspectivas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de futuros professores de Geografia. Ademais, a busca por novos caminhos e práticas para a construção do conhecimento, a exemplo do que vem ocorrendo em termos da modalidade a distância, vem impulsionado novas pesquisas, sobretudo, na área de formação de professores, em busca de outras possibilidades em torno de novo design que possa contribuir de forma mais efetiva para a prática dos docentes em face a novas demandas que emergem na contemporaneidade. | - |
Descrição: dc.description | The advancement of Distance Education with the support of the Virtual Learning Environment, such as the Moodle Platform, has been constantly boosting the offer of new courses and the provision of quality training to people who are geographically distant from universities in a large part of the territory Brazilian. Given this context, this investigation has the purpose of presenting the experiences of teaching and learning in the subjects of Research and Pedagogical Practice offered in a Degree course in the Distance Education modality by the Center for Open and Distance Education of Federal University of Ouro Preto/CEAD/UFOP. To this end, we intend to report the actions developed and their respective contributions to the teaching and learning process of future Geography teachers. Furthermore, the search for new paths and practices for the construction of knowledge, like what has been happening in terms of distance learning, has driven new research, especially in the area of teacher training, in search of other possibilities around new design that can contribute more effectively to the practice of teachers in the face of new demands that emerge in contemporary times. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Relato de experiência com a formação de professores na modalidade a distância : um novo design para o processo de ensino e de aprendizagem. | - |
Título: dc.title | Experience report with distance learning teacher training : a new design for the teaching and learning process. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: