Um estudo dimensional das representações sociais sobre a matemática de um grupo de estudantes do ensino médio.

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Autor(es): dc.creatorJesus, Rossely Valoni de-
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:32:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:32:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15907-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017959-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma discussão em torno das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e nas ideias de Jodelet para acessar o universo imaginário desses estudantes. Além disso, considera as dimensões escolar, afetiva, social e instrumental para desvelar representações sociais dos participantes, sobre a Matemática. O estudo nos revela que as experiências vividas na escola e as representações que circulam na sociedade sobre a Matemática, passam a fazer parte do universo imaginário dos estudantes e podem afetar seu comportamento, inclusive aqueles relacionados aos estudos. Os resultados também apontam que estudantes que percebem os conteúdos matemáticos como algo útil para o cotidiano ou para a futura profissão, costumam considerar essas características como motivos para estudar.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a discussion around the social representations about Mathematics of a group of high school students from a Federal Institute of Minas Gerais. It relies on Moscovici's Theory of Social Representations and on Jodelet's ideas to access the imaginary universe of these students. In addition, it considers the school, affective, social and instrumental dimensions to reveal the participants' social representations about Mathematics. The study reveals that the experiences lived at school and the representations that circulate in society about Mathematics become part of the students' imaginary universe and can affect their behavior, including those related to studies. The results also indicate that students who perceive mathematical content as something useful for everyday life or for their future profession, usually consider these characteristics as reasons to study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleUm estudo dimensional das representações sociais sobre a matemática de um grupo de estudantes do ensino médio.-
Título: dc.titleA dimensional study of social representations on mathematics of a group of high school students.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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