
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Rossely Valoni de | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15907 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13775 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017959 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma discussão em torno das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e nas ideias de Jodelet para acessar o universo imaginário desses estudantes. Além disso, considera as dimensões escolar, afetiva, social e instrumental para desvelar representações sociais dos participantes, sobre a Matemática. O estudo nos revela que as experiências vividas na escola e as representações que circulam na sociedade sobre a Matemática, passam a fazer parte do universo imaginário dos estudantes e podem afetar seu comportamento, inclusive aqueles relacionados aos estudos. Os resultados também apontam que estudantes que percebem os conteúdos matemáticos como algo útil para o cotidiano ou para a futura profissão, costumam considerar essas características como motivos para estudar. | - |
| Descrição: dc.description | This work presents a discussion around the social representations about Mathematics of a group of high school students from a Federal Institute of Minas Gerais. It relies on Moscovici's Theory of Social Representations and on Jodelet's ideas to access the imaginary universe of these students. In addition, it considers the school, affective, social and instrumental dimensions to reveal the participants' social representations about Mathematics. The study reveals that the experiences lived at school and the representations that circulate in society about Mathematics become part of the students' imaginary universe and can affect their behavior, including those related to studies. The results also indicate that students who perceive mathematical content as something useful for everyday life or for their future profession, usually consider these characteristics as reasons to study. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Título: dc.title | Um estudo dimensional das representações sociais sobre a matemática de um grupo de estudantes do ensino médio. | - |
| Título: dc.title | A dimensional study of social representations on mathematics of a group of high school students. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: