Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Delfiol, Tatiana de Andrade Aguilar | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017943 | - |
Descrição: dc.description | As práticas matemáticas dos membros de grupos culturais distintos podem ser traduzidas e entendidas através do estudo da Etnomodelagem. O entendimento das abordagens êmica, ética e dialógica são essenciais para uma tradução coerente de práticas matemáticas locais desenvolvidas pelos membros desses grupos. Os etnomodelos são instrumentos essenciais para a valorização, explicação e entendimento do conhecimento matemático trazido por diferentes grupos culturais. O presente artigo teórico busca exemplificar e teorizar a prática da etnomodelagem em sala de aula, demonstrando que é possível ensinar matemática de diferentes formas criativas utilizando artefatos culturais africanos chamados de Quilts da Liberdade, demonstrando uma das propriedades matemáticas presentes no Quilt da Liberdade Shoo Fly. | - |
Descrição: dc.description | The mathematical practices of members of different cultural groups can be translated and understood through the study of Ethnomodelling. The understanding of emic, etic, and dialogical approaches is essential for a coherent translation of local mathematical practices developed by group members. Ethnomodels can be a valuable tool in the appreciation, explanation and understanding of mathematical knowledge brought by different cultural groups. This theoretical article seeks to exemplify and theorize the practice of ethnomodelling in the classroom, demonstrating that it is possible to use mathematics in different creative ways by using African cultural artifacts called Freedom Quilts, demonstrating one of the mathematical properties present in the Shoo Fly Quilt. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem ética | - |
Título: dc.title | Etnomodelagem em salas de aula através dos quilts da liberdade. | - |
Título: dc.title | Title of paper etnomodelling in the classrooms through the freedom quilts. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: