Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros Júnior, João Fortunato Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Quadros Júnior, João Fortunato Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Carolina Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gleiciele Nascimento Silva Macedo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20056 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017928 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo investigar e analisar as influências da música no desenvolvimento da linguagem e como isso afeta o processo de alfabetização de crianças. O percurso de investigação baseou-se na questão: De que maneira a música atua como um mediador no desenvolvimento da linguagem em crianças? Para responder o questionamento, adotou-se como metodologia a revisão sistemática de literatura, buscando sintetizar as evidências disponíveis sobre o tema de forma objetiva e imparcial. A partir de critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, foram analisados estudos que abordam o papel da música no aprimoramento de habilidades linguísticas fundamentais para o processo de alfabetização, como a consciência fonológica, o vocabulário, o ritmo e a prosódia da fala, em que tal metodologia ainda é pouco usada nos estudos em educação, mostrando-se como um método interessante, que permite uma análise bibliográfica mais rigorosa em seus padrões e a diminuição de vieses na investigação. Os resultados evidenciaram que a música desempenha um papel significativo no desenvolvimento da linguagem, especialmente por meio de atividades como o canto, a prática instrumental e a audição ativa, que estimulam habilidades cognitivas e auditivas cruciais para o desenvolvimento acadêmico, sendo que, além disso, os estudos revisados destacaram que a música contribui para o engajamento emocional e social das crianças, fortalecendo a confiança e a interação em contextos de aprendizado, fatores que impactam positivamente o processo de aprendizagem. Contudo, a análise também revelou lacunas na literatura, como a necessidade de mais pesquisas longitudinais que explorem os efeitos da música ao longo do tempo e em diferentes contextos socioculturais, bem como uma maior padronização metodológica nos estudos existentes. Conclui-se que a música é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização infantil, oferecendo uma abordagem integrativa e eficaz que combina aprendizado acadêmico com benefícios cognitivos, emocionais e sociais. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate and analyze the influences of music on language development and how this affects the literacy process of children. The research path was based on the question: How does music act as a mediator in the development of language in children? To answer this question, a systematic literature review was adopted as the methodology, seeking to synthesize the available evidence on the subject in an objective and impartial manner. Based on previously defined inclusion and exclusion criteria, studies that address the role of music in improving fundamental linguistic skills for the literacy process, such as phonological awareness, vocabulary, rhythm and prosody of speech, were analyzed. This methodology is still little used in education studies, proving to be an interesting method that allows for a more rigorous bibliographic analysis in its standards and the reduction of biases in the investigation. The results showed that music plays a significant role in language development, especially through activities such as singing, instrumental practice and active listening, which stimulate cognitive and auditory skills that are crucial for academic development. Furthermore, the reviewed studies highlighted that music contributes to children's emotional and social engagement, strengthening confidence and interaction in learning contexts, factors that positively impact the learning process. However, the analysis also revealed gaps in the literature, such as the need for more longitudinal research that explores the effects of music over time and in different sociocultural contexts, as well as greater methodological standardization in existing studies. It is concluded that music is a powerful tool in the development of children's language and literacy, offering an integrative and effective approach that combines academic learning with cognitive, emotional and social benefits. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/03/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - crianças | - |
Título: dc.title | A influência da música no desenvolvimento da linguagem : implicações para a alfabetização de crianças. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: