
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Avelar, Maíra | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Paulo Henrique Aguiar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9490 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017907 | - |
| Descrição: dc.description | This paper analyzes the interrelation between gestures and speech in the construction of multimodal metaphors in the “legislative session” genre. Based on Multimodal Semiotic Blending (MSB), an adaptation of Brandt and Brandt’s (2005) model (MIRANDA; MENDES, 2014; AVELAR, in press), an illustrative analysis of the multimodal metaphors found in the sessions was performed, focusing on the verbal and gestural resources used by the participants. To do so, five scenes were selected from two legislative sessions performed by two so-called “Representative-pastors” of the Brazilian House of Representatives: Marco Feliciano and Silas Malafaia. Finally, the metaphors and the gestures performed by both politicians were compared. The conclusion reached in this study demonstrated how MSB can be relevant when analyzing the iconicity of material resources (mainly gestures) used by the participants. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Scripta permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1291>. Acesso em: 05 nov. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive semiotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Politicalreligious discourse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian politics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodal semiotic blending | - |
| Título: dc.title | Multimodal analysis of metaphors in political-religious discourse : a cognitive-semiotic approach. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: