Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia : uma experiência com estudantes de uma escola pública?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFé Neto, Jair Pedro da-
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:32:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:32:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14565-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33532/revemop.e202024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017886-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi investigar as percepções de estudantes sobre o uso dos Mapas Conceituais como estratégia de estudo para o ENEM, em tempos de pandemia. Os sujeitos foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. A teoria subjacente ao estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa e a coleta de dados foi realizada por meio dos registros dos estudantes, formulário Google Forms, whatsapp e em roda de conversa pela plataforma Google Meet. Os resultados revelaram que, para os estudantes: os Mapas servem para estruturar um resumo da matéria; ajudam a memorizar o conteúdo; contribuem para a economia de tempo de estudo; possuem uma estrutura que ajuda aqueles que têm mais dificuldade para aprender os conteúdos e, ajuda a organizar o estudo.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to investigate the perceptions of students about the use of Concept Maps as a study strategy for ENEM, in times of pandemic. The subjects were students of the third year of high school at a public school in Minas Gerais. The theory underlying the study is the Theory of Meaningful Learning and data collection was carried out through student records, Google Forms, whatsapp and in a conversation round the Google Meet platform. The results revealed that, for the students: the Maps serve to structure a summary of the subject; help to memorize the content; contribute to the saving of study time; they have a structure that helps those who have more difficulty in learning the contents and helps to organize the study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMedidas de tendência central-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectCentral trend measures-
Título: dc.titleMapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia : uma experiência com estudantes de uma escola pública?-
Título: dc.titleConceptual Maps as study strategy in pandemic times : an experience with students from a public school?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.