Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Antonio Carlos Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Velcimiro Inácio | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Gabriela Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Brunna Louise Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18387 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sustenere.inf.br/index.php/rica/article/view/5787 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0057 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017871 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho analisamos 688 resumos de teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2015 e 2019 sobre temas relacionados à atividade mineradora. O objetivo é oferecer um quadro geral deste campo de estudos. O levantamento dos resumos foi realizado no catálogo de teses e dissertações da CAPES por meio de busca pela palavra-chave 'mineração'. Procedemos a leitura dos títulos e dos resumos para selecionar apenas trabalhos relacionados à atividade mineradora. Os dados foram analisados nos Softwares R e Iramuteq. Identificamos as principais áreas de conhecimento, instituições e programas de pós-graduação que realizaram estudos sobre aspectos relacionados à mineração nos períodos destacados. Aplicamos o método de Reinert (1993) para encontrar classes temáticas dentro do campo de estudo. Por meio da Análise Fatorial Confirmatória verificamos a posição das áreas de conhecimento e das instituições em relação às classes temáticas. Os resultados revelaram 6 classes, sendo 5 delas organizadas em torno de áreas de conhecimento e 1 reunindo informações sobre os métodos de pesquisa utilizados nos estudos. O estudo ainda destaca as principais instituições e temas associados à cada classe. | - |
Descrição: dc.description | In this paper, we analyzed 688 abstracts of theses and dissertations defended in Brazil between 2015 and 2019 on topics related to mining activity. The objective is to offer a general picture of this field of studies. The survey of abstracts was carried out in the CAPES catalog of theses and dissertations by searching for the keyword 'mining'. We proceeded to read the titles and abstracts to select only works related to the mining activity. The data were analyzed using Softwares R and Iramuteq. We identified the main areas of knowledge, institutions and graduate programs that carried out studies on aspects related to mining in the highlighted periods. We applied Reinert's method (1993) to find thematic classes within the field of study. Through Confirmatory Factor Analysis, we verified the position of the areas of knowledge and institutions in relation to the thematic classes. The results revealed 6 classes, 5 of them organized around areas of knowledge and 1 gathering information about the research methods used in the studies. The study also highlights the main institutions and themes associated with each class. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iramuteq | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos institucionais | - |
Título: dc.title | Aspectos institucionais do campo científico de estudos sobre mineração no Brasil entre 2015 e 2019. | - |
Título: dc.title | Institutional aspects of the scientific field of studies on mining in Brazil between 2015 and 2019. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: