Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Jacyra Aparecida Meireles | - |
Autor(es): dc.creator | Quintino, Sara Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Carla Dayane Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19956 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.70615/alemur.v9i2.7215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017838 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um relato e reflexões do Projeto de Extensão Garimpando Saberes de Antônio Pereira, ancorado em uma proposta de ressignificação da educação para adultos e idosos, no sentido de construir uma prática educativa libertadora, capaz de acolher, ensinar e amparar os envolvidos, não só a retomarem e finalizarem sua formação escolar, mas também a se abrirem para novas possibilidade de interação e transformação pessoal e do território em que vivem. O projeto “Garimpando os saberes” traçou como intencionalidade a alfabetização de adultos e idosos, garimpeiros(as) manuais do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG. Tradutores de um saber originário de povos africanos em suas diásporas nos processos minerários por parte da colonização, eles trazem em suas memórias tradições culturais transmitidas de geração para geração, mantendo viva a intenção de preservar o meio ambiente, já que o cultivo da terra é uma ação natural ao garimpo. O ponto de partida é justamente o que eles trazem em suas memórias afetivas, suas tradições culturais e experiências de vida. A partir dessas vivências, eles aprenderam o poder de transformação das palavras em suas vidas, em especial na medida em que sentem a escrevivência, como ensina o mestre Paulo Freire, patrono da educação brasileira e do projeto. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the Garimpando Saberes Extension Project by Antônio Pereira, anchored in a proposal to re-signify education for adults and the elderly, in order to build a liberating educational practice, capable of welcoming, teaching and supporting those involved, not only resuming and to complete their school education, but also to open themselves up to new possibilities of interaction and personal transformation and the territory in which they live. The “Garimpando os Saberes” project aimed to teach literacy among adults and elderly people, manual miners in the district of Antônio Pereira, in Ouro Preto/MG. Translators of knowledge originating from African peoples in their diasporas in mining processes due to colonization, they bring in their memories cultural traditions passed down from generation to generation, keeping alive the intention of preserving the environment, since land cultivation is a natural action to mining. The starting point is precisely what they bring in their affective memories, their cultural traditions and life experiences. From these experiences, they learned the transforming power of words in their lives, especially as they feel writing, as taught by master Paulo Freire, patron of Brazilian education and the project. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos os documentos publicados na Alemur são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso. Fonte: Alemur <https://periodicos.ufop.br/alemur/about>. Acesso em: 23 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ouro Preto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem contextualizada | - |
Título: dc.title | Garimpando saberes de Antônio Pereira : reflexões sobre a educação como ferramenta libertadora para adultos e idosos de Ouro Preto/MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: