Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Perucci, Leidelaine Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Letícia Peruce de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thamires Lana e | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Maria Alzira Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Ângela Leão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017833 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho discute a aprendizagem de um tópico de Química a partir da cooperação entre estudantes de mesmo grau. Para isso, bolsistas do Ensino Médio foram selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior. Essa relação, menos formal do que a que ocorre entre professor e estudante, é abordada neste trabalho. Dentre as principais evidências, foi percebido que no decorrer das atividades as bolsistas tornaram-se protagonistas, ora assumindo o papel de líderes frente à elaboração dos materiais, ora de monitores, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com estudantes de outras séries. O enriquecimento mútuo aconteceu de forma natural e amadurecida. Conclui-se que a horizontalidade das relações, a identidade entre os sujeitos que aprendem e apreendem na linguagem paralela entre bolsistas e estudantes levam a bons resultados de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the learning ability of a topic in Chemistry from the mutual cooperation between students coursing about the same high school degree. Studentships were awarded to selected students who got the duty to teach other students from an immediately previous high school level. This relationship among students, less formal than that usually established between teachers and students, is evaluated in this work. Among the main observed evidences, it appears clear that during the activities the students acting as instructors became very active protagonists, sometimes assuming even the role of real leaders towards the preparation of materials, or of other students acting as monitors, in an indeed interactive and dialogic teaching approach to other lower levels students. Mutual enrichment naturally happened and got matured. As an interesting conclusion of this study, the horizontality of relations and the identity between the parallel learning language between instructors and other students lead to really good learning outcomes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construction of educational concepts | - |
Título: dc.title | Dialogia no ensino de Química : reflexões de uma experiência. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: