Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dulci, Tereza Maria Spyer | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarado Saldivia, Vania Macarena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19485 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46752/anphlac.35.2023.4137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017786 | - |
Descrição: dc.description | Este artículo pretende analizar el Museo del Estallido Social (MES). Este museo, creado en 2020 en Santiago de Chile, es un “lugar de memoria” físico y virtual de los movimientos sociales chilenos, con énfasis en los colectivos subalternos, pueblos originarios, mujeres y disidencias sexo- genéricas. En un primer momento, señalaremos algunos hitos importantes de la historia reciente de Chile, así como los principales elementos del Estallido Social. En un segundo momento, abordaremos brevemente el Estallido Social y algunas cuestiones acerca de los feminismos, del arte, el “artivismo”, el patrimonio y los museos. Y, por último, analizando los archivos físico y virtual del MES, trataremos de la construcción de una memoria feminista. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo pretende analisar o Museo del Estallido Social (MES). Este museu, criado em 2020 em Santiago do Chile, é um “lugar de memória” físico e virtual dos movimentos sociais chilenos, com ênfase em coletivos subalternos, povos indígenas, mulheres e dissidência sexo- genéricas. Em um primeiro momento, apontaremos alguns marcos importantes da história recente do Chile, bem como os principais elementos do Estallido Social. Em um segundo momento, abordaremos brevemente o Estallido Social e algunas questões acerca dos feminismos, da arte, do “artivismo”, do patrimônio e dos museus. E finalmente, analisando os arquivos físicos e virtuais do MES, abordaremos a construção de uma memória feminista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Eletrônica da ANPHLAC permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/3716>. Acesso em: 15 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protestos sociais no Chile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Batalhas pela memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu do Estallido Social | - |
Título: dc.title | La memoria octubrista : un estudio del Museo del Estallido Social de Chile. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: