Aspectos da interdisciplinaridade em dissertações e teses que versam sobre a Robótica Educacional com alunos de escolas públicas de Educação Básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Marli Regina dos-
Autor(es): dc.creatorMeneghetti, Renata Cristina Geromel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19452-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1516-731320240010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017728-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico que teve como objetivo investigar aspectos da interdisciplinaridade presentes em dissertações e teses que se voltam para a Robótica Educacional (RE) no desenvolvimento de ações com alunos da Educação Básica regular pública. Discute a interdisciplinaridade em seus aspectos epistemológicos no âmbito da Educação Matemática e de suas interfaces com outras áreas de conhecimento. Anuncia o estudo realizado que, por meio de uma análise interpretativo-fenomenológica de excertos das pesquisas selecionadas, buscou compreender como a interdisciplinaridade nelas se apresenta. Nos resultados, destacam-se características e potencialidades interdisciplinares da RE; abordagens de ensino atreladas; e caminhos para o trabalho pedagógico. Evidenciam-se possibilidades da RE na promoção de práticas que visem transcender o conhecimento compartimentado, em especial no campo da Educação Matemática, destacando a abertura para a integração das disciplinas nos espaços públicos de ensino, em direção a uma aprendizagem sistêmica na qual os saberes dialoguem.-
Descrição: dc.descriptionWe have conducted a theoretical and bibliographical study to investigate interdisciplinary aspects in dissertations and theses on Educational Robotics (ER) involving actions with students of regular schools of public Basic Education. Our focus was on interdisciplinarity in Mathematics Education and its intersections with other fields of knowledge. The study entailed an interpretative-phenomenological analysis of selected research excerpts to explain the relationship between knowledge and interdisciplinary aspects. The findings emphasize the potential and interdisciplinary nature of educational robotics, teaching approaches, and pedagogical strategies. The study identified possibilities for ER to promote practices that transcend isolated knowledge, particularly in Mathematics Education. The results also highlight the potential for integrating different disciplines in public education towards systemic learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo deste periódico está sob uma licença Creative Commons (CC Atribuição 4.0 Internacional), exceto onde está indicado o contrário. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educativa-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Título: dc.titleAspectos da interdisciplinaridade em dissertações e teses que versam sobre a Robótica Educacional com alunos de escolas públicas de Educação Básica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.