Possibilidades de atualizações históricas próprias : monumentos, acervos digitalizados e museus virtuais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Mateus Henrique de Faria-
Autor(es): dc.contributorPereira, Mateus Henrique de Faria-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Valdei Lopes de-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Marcelo Santos de-
Autor(es): dc.contributorLucchesi, Anita-
Autor(es): dc.contributorMeneses, Sônia-
Autor(es): dc.creatorMarques, Mayra de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:32:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:32:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017690-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionMuitos são os meios reconhecidos como transmissores de memórias culturais: a escrita em papel, ruínas antigas, memoriais, arquivos, museus e, mais recentemente, mídias como filmes ou gravações de áudio. O advento da internet e a sua popularização facilitou o acesso, de certa forma, a muitos desses meios através da sua digitalização, e as redes sociais têm facilitado a comunicação entre as pessoas, suscitando a discussão de temas importantes para a sociedade. Um exemplo da mobilização ocorrida nas redes são os movimentos sociais que têm reivindicado uma maior representatividade e exigido a crítica a determinados personagens históricos, como ocorreu em 2020 com as várias manifestações que intervieram em estátuas no Brasil e em outros países. Isso mostra que, embora as atualizações automáticas dos computadores e smartphones criem a sensação de falta de agência dos sujeitos em um regime de tempo atualista (ARAUJO e PEREIRA, 2018), graças a essas tecnologias surgem novas possibilidades de pluralização da História, as quais chamamos de atualizações históricas próprias. No entanto, o excesso de informações disponíveis na rede e sua constante sobreposição, além de fatores como a vulnerabilidade a vírus e hackers e a rápida obsolescência das mídias digitais faz com que haja dúvidas sobre sua capacidade de corporificar memórias. Nossa tese é a de que a internet pode ser um meio profícuo de atualizações históricas próprias que contribuam para uma democratização das narrativas históricas e para uma abertura das possibilidades de futuro, usando como objetos de análise os movimentos de derrubada de estátuas, a digitalização de acervos históricos e dois projetos de Museu Virtual ou Digital: o Museu Afro Digital e o Museu da Pessoa.-
Descrição: dc.descriptionMany media are recognized as transmitters of cultural memories: writing on paper, ancient ruins, memorials, archives, museums and, more recently, media such as movies or audio recordings. The advent of the internet and its popularization has, to a certain point, facilitated access to many of these media through their digitization, and social networks have made it easier for people to communicate with each other, sparking discussion on issues that are important to society. An example of the mobilization that has taken place on the social networks are the social movements that have demanded greater representation and called for criticism of certain historical figures, as happened in 2020 with the various demonstrations that intervened in statues in Brazil and other countries. This shows that, although the automatic updates of computers and smartphones create a sense of lack of agency on the part of subjects in a regime of actualist time (ARAUJO and PEREIRA, 2018), thanks to these technologies, new possibilities for pluralizing history emerge, which we call our own historical updates. This shows that, although the automatic updates of computers and smartphones create a sense of lack of agency on the part of subjects in a regime of actualist time (ARAUJO and PEREIRA, 2018), thanks to these technologies new possibilities for pluralizing history have emerged, which we call our own historical updates. However, the excess of information available on the web and its constant overlap, as well as factors such as vulnerability to viruses and hackers and the rapid obsolescence of digital media, raises doubts about their ability to embody memories. Our thesis is that the internet can be a useful medium for historical updates of its own that contribute to a democratization of historical narratives and an opening up of the possibilities of the future, using as objects of analysis the statue toppling movements, the digitization of historical collections and two virtual / digital Museum projects: the Afro Digital Museum and the Museum of the Person.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação digital-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectHistória pública-
Título: dc.titlePossibilidades de atualizações históricas próprias : monumentos, acervos digitalizados e museus virtuais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.