Clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:32:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:32:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017668-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas à atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange à atuação disciplinar em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the relationship between classroom environment, learning opportunities and teacher training. It analyzes some discourses on discipline and indiscipline in the Brazilian educational environment, especially among teachers, parents and students. Such discourses tend to disregard the complex nature of social and educational phenomena, revealing a partial, reduced, or simplified view of reality. It is concluded that there is a need to insert the subjects related to disciplinary action in pre-service and continuing teacher training programs as a way to enable teachers to build a wide repertoire of knowledge and skills on which they can base their professional practices, especially when it comes to the disciplinary action in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print dos artigos por ela publicados. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 4 jul. 2018.-
Título: dc.titleClima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.-
Título: dc.titleClassroom environment, learning opportunities and teaching training.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.