
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pires, Nair Aparecida Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6884 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017623 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declarados pelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais, identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teórico está fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) e na tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para a coleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandos do Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dos dados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do material coletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissional em construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistas para fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educação básica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos de licenciatura no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | This article focuses on analyzing the professional knowledge of undergraduate students that participate of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (Scholarship Program for New Teachers) in the field of Music Education in Minas Gerais state, by identifying signs of emerging professionality. The theoretical framework is the concept of emerging professionality coined by Jorro (2011) and the seven types of knowledge domains proposed by Shulman (1987). The primary method of data collection was focus groups, involving 49 undergraduates of Music Teacher Education Pibid. Data analysis involved content and categorical analysis. Content analysis was applied as data analysis technique while categorical data analysis as a process to decode the collected material. The results revealed the construction of expertise and professional ethics knowledge in the Music Teacher Education Pibid. This group of knowledge offers clues that not only strength the professionality of music teacher in elementary schools but also guide discussions around the undergraduate programs in Brazil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissionalidade emergente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | - |
| Título: dc.title | A profissionalidade emergente : a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música. | - |
| Título: dc.title | The emerging professionality : building expertise and professional ethics in music teacher education Pibid. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: