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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Freitas, Vander Luis de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Leonardo Bacelar Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Vander Luis de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Leonardo Bacelar Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Eduardo José da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveros, Didier Augusto Vega | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Carlos Eduardo Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017616 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a eficácia de arquiteturas neurais como LSTM, GRU, Transformer, TCN e Attention-Based Model na previsão de lentidão do trânsito, avaliadas através da métrica RMSE. Como dataset, utilizam-se dados contendo séries temporais de lentidão de trânsito do estado da Califórnia, EUA, provenientes do Performance Measurement System (PeMS). Para otimizar o desempenho dos modelos, foram ajustados hiperparâmetros específicos, incluindo o tamanho da janela, horizonte de previsão, taxa de aprendizado e dimensões das camadas, conforme experimentação direta com variação dos valores. Os resultados indicam que o desempenho dos modelos variou dependendo da arquitetura utilizada. O modelo treinado a partir da arquitetura LSTM apresentou a melhor performance em horizontes de previsão curtos, sustentando taxas de erro consistentemente baixas e uniformes, independentemente das variações na velocidade do trânsito. O Transformer se destacou em previsões de longo prazo, demonstrando maior eficiência em capturar padrões temporais. A Attention-Based Model e o GRU demonstraram um bom equilíbrio entre previsões de curto e longo prazo, apresentando resultados satisfatórios em ambos os cenários. O TCN também se mostrou eficaz na captura de padrões temporais. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the effectiveness of LSTM, GRU, Transformer, TCN, and Attention-Based models in predicting traffic congestion, evaluated using the RMSE metric. The dataset consists of time series data on traffic congestion from the state of California, USA, sourced from the Performance Measurement System (PeMS). To optimize the models’ performance, specific hyperparameters were adjusted, including window size, forecast horizon, learning rate, and layer dimensions, through direct experimentation with varying values. The results indicate that model performance varied depending on the architecture used. The model trained with the LSTM architecture demonstrated the best performance in short forecast horizons, maintaining consistently low and uniform error rates, regardless of traffic speed variations. The Transformer model excelled in long-term forecasts, proving more efficient in capturing complex temporal patterns. The Attention-Based Model and GRU showed a good balance between short and long-term predictions, yielding satisfactory results in both scenarios. The TCN also effectively captured temporal patterns. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/04/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes neurais - computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de séries temporais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tráfego urbano | - |
Título: dc.title | Redes neurais para predição de tráfego urbano : uma análise comparativa. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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