
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopez, Debora Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopez, Debora Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Quadros, Cláudia Irene de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Marcelo Freire Pereira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Charles Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14899 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017608 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais. | - |
| Descrição: dc.description | The emergence and enhancement of audiovisual tools on Instagram were capable of boosting and popularizing the vertical video’s productions and consumer. This present research delineates some perspectives about “audiovisual instagrammatics”, through a vertical video’s cartographic process. Some video formats from Instagram’s audiovisual tools, such as IGTV and the other videos called Instagram TV. The theoretical contribution is based in discussions in the audiovisual field, the interaction’s grammas (SCOLARI, 2004), related to the remediation’s concept (BOLTER; GRUSIN, 2000) and platformization (VAN DIJCK, 2013). Therefore, this research considers the language, grammar and/or instagrammatics of the users and digital social media platforms such as Instagram. The methodological process resot to cartography (DELEUZE; GUATTARI, 1995) through audiovisual tools and formats made available by Instagram’s chronological investigation (FRIER, 2021) and the meeting points of the adapted and revamped usability’s relation, through the user’s established relation. The studies suggest the verticalized audiovisual formats’s popularization and boots, through this online video’s production and disponibility possibilities, throught the user's mobile networks. Considering the recording’s facility and possibilities, edit and share these productions at digital social media platforms. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação audiovisual | - |
| Título: dc.title | Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: