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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Roza, Luciano Magela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Roza, Luciano Magela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ana Lucia Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Ana Mônica Henriques | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Thiago Henrique Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017601 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | a proposta deste ensaio é refletir crítica e politicamente sobre o pós-abolição da negrada no brasil através do rap de Beto Criolo. A importância desta discussão está posta por entender a centralidade do racismo na história da dita sociedade brasileira, as condições que sustentam o mesmo até o tempo presente e sua manutenção a depender de como nos organizamos enquanto movimento preto. Nada melhor que argumentar através do rap, porque este subsidia qualitativamente as relações racistas cotidianesca. Nesta toada, antes de discutir sobre o pós-abolição, decidi sintetizar a minha compreensão do que é racismo e como é assentada a ontologia africana nesta diáspora. Posteriormente, sobre a discussão do pós-abolição, adentro nas experiências desta diáspora a fim de elucidar o quanto as vivências e conceitos nada informam sobre mudanças nas condições do povo preto no brasil. Logo, este ensaio demonstra como o marco histórico do pós- abolição, quando discutido qualitativamente à base do rap de Beto Criolo, não se sustenta para indicar mudanças concretas na vida coletiva da diáspora africana nestas terras. Mantendo, assim, o progresso sob cabresto à brasileira. A dita colônia, tumbeiro brasil. Diante desta sinuca-de-bico instalada discuto politicamente caminhos possíveis a serem tomados pela coletividade preta a partir de uma visão panafricanista aos moldes do nacionalismo preto. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this essay is to critically and politically reflect on the post- abolition of the black population in Brazil through Beto Criolo's rap. The importance of this discussion is set by understanding the centrality of racism in the history of the so- called Brazilian society, the conditions that sustain it until the present time and its maintenance depending on how we organize ourselves as a black movement. There is nothing better than to argue through rap, because it qualitatively subsidizes daily racist relations. In this vein, before discussing post-abolition, I decided to synthesize my understanding of what racism is and how the African ontology is established in this diaspora. Subsequently, on the discussion of post-abolition, I delve into the experiences of this diaspora in order to elucidate how experiences and concepts inform nothing about changes in the conditions of black people in Brazil. This essay demonstrates how the post- abolition historical framework, when qualitatively discussed on the basis of Beto Criolo's rap, does not hold up to indicate concrete changes in the collective life of the African diaspora in these lands. Thus, it maintains progress under Brazilian halter. The so-called colony, tumbeiro brazil. In the face of this tightrope walk, I politically discuss possible paths to be taken by the black collectivity from a pan-Africanist vision along the lines of black nationalism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/07/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rap - música - aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diáspora africana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pan-africanismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas | - |
| Título: dc.title | O progresso sob cabresto à brasileira : ensaio sobre o pós-abolição à base do rap. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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