Plataforma Moodle : reflexões entre teorias e práticas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorThomaz, Alessander Pery Lopes-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:31:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:31:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19525-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/cuadv16n9-079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017582-
Descrição: dc.descriptionAtualmente, a sociedade tem presenciado inúmeras transformações e mudanças atreladas ao avanço tecnológico. No campo educacional, os diferentes contextos têm evidenciado reflexos e desdobramentos sobre a práxis pedagógica. Diante do exposto, buscou-se por meio desta pesquisa apresentar o conhecimento produzido acerca dos princípios básicos do Moodle. Assim, o objetivo principal consistiu em refletir sobre os quatro conceitos principais do Moodle, (Construtivismo, Construtivismo Social, Construcionismo, Comportamento Conectado e Separado) na utilização dos módulos de recursos e atividades do Moodle e como a prática dos atores (alunos, tutores, professores, designers instrucionais) pode ser baseada ou não por esses conceitos. Para tal, procedeu-se uma pesquisa para o levantamento de dados e informações em teses e dissertações junto a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio de descritores em consonância com os preceitos desta investigação. Como aportes teóricos para promovermos nossas reflexões, nos embasamos de Jean Piaget como base teórica do Construtivismo, Lev Vygotsky como base teórica do Construtivismo Social, Seymour Papert como base teórica do Construcionismo, Dougiamas e Taylor como base teórica do Comportamento Conectado e Separado. Evidenciou-se por meio desta pesquisa que o Moodle tanto pode oferecer recursos quanto pode estimular a educação com base construtivista, construcionista e construtivista social, porém docentes e tutores, para promover o processo de mediação pedagógica, precisam contemplar uma dinâmica de articulação que seja capaz de (re)dimensionar ações e práticas continuamente em face das novas demandas para melhor consubstanciar as atividades propostas e a prática de estudos dos discentes.-
Descrição: dc.descriptionCurrently, society has witnessed numerous transformations and changes linked to technological advancement. In the educational field, different contexts have shown reflections and developments on pedagogical praxis. In view of the above, this research sought to present the knowledge produced about the basic principles of Moodle. Thus, the main objective was to reflect on the four main concepts of Moodle, (Constructivism, Social Constructivism, Constructionism, Connected and Separate Behavior) in the use of Moodle's resource modules and activities and how the practice of actors (students, tutors, teachers, instructional designers) may or may not be based on these concepts. To this end, research was carried out to collect data and information in theses and dissertations from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using descriptors in line with the precepts of this investigation. As theoretical contributions to promote our reflections, we are based on Jean Piaget as the theoretical basis of Constructivism, Lev Vygotsky as the theoretical basis of Social Constructivism, Seymour Papert as the theoretical basis of Constructionism, Dougiamas and Taylor as the theoretical basis of Connected and Separate Behavior. It was evident through this research that Moodle can both offer resources and can stimulate education with a constructivist, constructionist and social constructivist basis, but teachers and tutors, to promote the process of pedagogical mediation, need to contemplate a dynamic of articulation that is capable to continually (re)dimension actions and practices in the face of new demands to better substantiate the proposed activities and the students' study practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsCuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about>. Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMediação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Título: dc.titlePlataforma Moodle : reflexões entre teorias e práticas.-
Título: dc.titleMoodle platform : reflections between theories and practices.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.