
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Manrique, Ana Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17160 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/issue/view/84/12 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017574 | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo tiene como objetivo investigar el aprendizaje docente situado y movilizado en las diferentes etapas de desarrollo de la Comunidad de Práctica (CoP). Esta es una investigación participativa que se consideró como un instrumento para la recolección de datos de audio de las reuniones y diferentes producciones escritas de los miembros de la CoP. Al exponer una investigación asumida en una perspectiva longitudinal, se optó por presentar los aprendizajes de enseñanza identificados en cuadros resumen. Los aprendizajes identificados en la Fase Potencial fueron movilizados por el compromiso de los miembros de la CoP con los proyectos que se propusieron. En la Fase de Expansión, se observa que el aprendizaje converge a un proceso de negociación de significados en relación a los procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas. Y en la Fase de Madurez, los miembros se involucraron en un movimiento para retomar las experiencias vividas en la CoP, para transformarlas en Informes de Práctica. Así, concluimos que los aprendizajes situados y movilizados en las fases de desarrollo de la comunidad de práctica fueron múltiples y convergentes al concepto de aprender en y para la enseñanza. | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo investigar aprendizagens docentes situadas e mobilizadas nas diferentes fases de desenvolvimento da Comunidade de Prática (CoP). Trata-se de uma pesquisa participante que considerou como instrumento de coleta de dados áudios dos encontros e diferentes produções escritas dos membros da CoP. Por se expor uma pesquisa assumida em uma perspectiva longitudinal, decide-se apresentar as aprendizagens docentes identificadas em quadros sínteses. As aprendizagens identificadas na Fase Potencial foram mobilizadas pelo engajamento dos membros da CoP com os empreendimentos que foram propostos. Na Fase de Expansão observa-se que as aprendizagens convergem para um processo de negociação de significado em relação aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. E na Fase da Maturidade os membros se engajaram um movimento de retomada das experiências vivenciadas na CoP, a fim de transformá-la em Relatos de Prática. Dessa forma, concluímos que as aprendizagens situadas e mobilizadas nas fases de desenvolvimento da comunidade de prática foram múltiplas e convergiram para o conceito de aprendizagem na e para a docência. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formación de profesores | - |
| Título: dc.title | Investigando el aprendizaje docente situado y movilizado en las fases de desarrollo de una comunidad de práctica. | - |
| Título: dc.title | Investigando aprendizagens docentes situadas e mobilizadas nas fases de desenvolvimento de uma comunidade de prática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: