Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20779 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33532/revemop.e2024013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017553 | - |
Descrição: dc.description | O atual sistema de educacional colabora para que os membros de culturas distintas enfrentem o imperialismo cultural, cujo aspecto colonial tem tornado as instituições educacionais um ambiente antidemocrático para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática de alunos provenientes de grupos culturais minoritários e/ou marginalizados. Para combater esse imperialismo cultural, é necessário que os investigadores, os professores e os educadores se conscientizem sobre o processo de decolonização da Educação (Matemática), ao reconhecerem que o conhecimento matemático imposto, durante séculos às culturas conquistadas, é eurocêntrico, universal e acultural. Esse aspecto decolonizador da Etnomatemática pode ser desencadeado por meio da elaboração de ações pedagógicas decolonizadoras em salas de aula. | - |
Descrição: dc.description | Many educational systems help educators and learners of distinct cultures face cultural imperialism, whose colonial aspect has made educational institutions an undemocratic environment for the teaching and learning process in mathematics for students from minority cultural groups and/or marginalized. To combat this cultural imperialism, researchers, teachers, and educators must become aware of the process of decolonization of (mathematics) education by recognizing that the mathematical knowledge imposed for centuries on conquered cultures is Eurocentric, universal, and acultural. This decolonizing aspect of ethnomathematics can be triggered through the development of decolonizing pedagogical actions in classrooms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e fazeres matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações decoloniais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - matemática | - |
Título: dc.title | Decolonizando saberes e fazeres matemáticos locais : ações decoloniais da etnomatemáticas. | - |
Título: dc.title | Decolonizing local mathematical knowledge and practices : decolonial actions of ethnomathematics. | - |
Título: dc.title | Decolonizando el conocimiento y las prácticas matemáticas locales : acciones decoloniales de las etnomatemáticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: