Decolonizando saberes e fazeres matemáticos locais : ações decoloniais da etnomatemáticas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20779-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33532/revemop.e2024013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017553-
Descrição: dc.descriptionO atual sistema de educacional colabora para que os membros de culturas distintas enfrentem o imperialismo cultural, cujo aspecto colonial tem tornado as instituições educacionais um ambiente antidemocrático para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática de alunos provenientes de grupos culturais minoritários e/ou marginalizados. Para combater esse imperialismo cultural, é necessário que os investigadores, os professores e os educadores se conscientizem sobre o processo de decolonização da Educação (Matemática), ao reconhecerem que o conhecimento matemático imposto, durante séculos às culturas conquistadas, é eurocêntrico, universal e acultural. Esse aspecto decolonizador da Etnomatemática pode ser desencadeado por meio da elaboração de ações pedagógicas decolonizadoras em salas de aula.-
Descrição: dc.descriptionMany educational systems help educators and learners of distinct cultures face cultural imperialism, whose colonial aspect has made educational institutions an undemocratic environment for the teaching and learning process in mathematics for students from minority cultural groups and/or marginalized. To combat this cultural imperialism, researchers, teachers, and educators must become aware of the process of decolonization of (mathematics) education by recognizing that the mathematical knowledge imposed for centuries on conquered cultures is Eurocentric, universal, and acultural. This decolonizing aspect of ethnomathematics can be triggered through the development of decolonizing pedagogical actions in classrooms.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e fazeres matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAções decoloniais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - matemática-
Título: dc.titleDecolonizando saberes e fazeres matemáticos locais : ações decoloniais da etnomatemáticas.-
Título: dc.titleDecolonizing local mathematical knowledge and practices : decolonial actions of ethnomathematics.-
Título: dc.titleDecolonizando el conocimiento y las prácticas matemáticas locales : acciones decoloniales de las etnomatemáticas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.