Percepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMalafaia, Guilherme-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcelo Rosa dos-
Autor(es): dc.creatorFujaco, Maria Augusta Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorCastro, André Luis da Silva-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Aline Sueli de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8272-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/2239-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p62-76-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017539-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho analisaram-se as percepções sobre os problemas ambientais reveladas pelos discentes de oito cursos superiores do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e algumas instâncias relacionadas a essas percepções, como a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos cursos. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado a 191 alunos. Observou-se que os alunos possuem uma boa percepção sobre o significado de problemas ambientais e que atribuem aos problemas “poluição dos recursos hídricos”, “poluição do ar”, “escassez de água potável”, o status de problemas mais preocupantes e de maior gravidade. A maioria dos discentes reconhece a sociedade como sendo a responsável por causar os problemas ambientais e também por solucioná-los e reconhece a importância das discussões sobre a temática ambiental para a sua formação profissional, bem como a necessidade da inserção dessa temática em todas as disciplinas. Entretanto, verificou-se que em alguns cursos investigados, a EA é pouco valorizada e que as percepções dos discentes destoam um pouco de suas atitudes práticas. Assim, reforça-se a necessidade de se estimular a abordagem da EA nos cursos superiores, para que mesmo aqueles aparentemente distantes da temática ligada ao meio ambiente possam contribuir para a formação da consciência ambiental em seus formandos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectProblemática ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titlePercepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.