Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Malafaia, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Rosa dos | - |
Autor(es): dc.creator | Fujaco, Maria Augusta Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, André Luis da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Aline Sueli de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8272 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/2239 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p62-76 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017539 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho analisaram-se as percepções sobre os problemas ambientais reveladas pelos discentes de oito cursos superiores do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e algumas instâncias relacionadas a essas percepções, como a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos cursos. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado a 191 alunos. Observou-se que os alunos possuem uma boa percepção sobre o significado de problemas ambientais e que atribuem aos problemas “poluição dos recursos hídricos”, “poluição do ar”, “escassez de água potável”, o status de problemas mais preocupantes e de maior gravidade. A maioria dos discentes reconhece a sociedade como sendo a responsável por causar os problemas ambientais e também por solucioná-los e reconhece a importância das discussões sobre a temática ambiental para a sua formação profissional, bem como a necessidade da inserção dessa temática em todas as disciplinas. Entretanto, verificou-se que em alguns cursos investigados, a EA é pouco valorizada e que as percepções dos discentes destoam um pouco de suas atitudes práticas. Assim, reforça-se a necessidade de se estimular a abordagem da EA nos cursos superiores, para que mesmo aqueles aparentemente distantes da temática ligada ao meio ambiente possam contribuir para a formação da consciência ambiental em seus formandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemática ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Percepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: