Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Beatriz Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Laura Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Ventura, Marna Lais Bride | - |
Autor(es): dc.creator | Saravia, Edgard Gregory Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15396 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017501 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma análise sobre como professores e técnicos-administrativos que coordenam ações de extensão compreendem as diretrizes da extensão universitária, seja no que diz respeito à sua conceituação, seja no que diz respeito às suas práxis nas ações em que atuam. As diretrizes da extensão universitária consideradas foram: dialogicidade; interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante e impacto na transformação social. Para alcançar o objetivo, foram entrevistados, com apoio de roteiro semiestruturado,15 coordenadores de ações de extensão, lotados em uma unidade acadêmica das áreas tecnológica de uma universidade pública brasileira, situada no interior do país. As respostas foram agrupadas em blocos de perguntas, categorias e subcategorias. Os blocos de perguntas foram: concepção da ação; características da ação; divulgação e comunicação da ação; diretrizes da extensão; dificuldades enfrentadas na execução da ação e sugestões para os órgãos de gestão universitária. Como resultados, identificou-se que os entrevistados possuem dificuldade de compreender e praticar as diretrizes da extensão universitária, especialmente a dialogicidade. Ademais, as diretrizes interdisciplinaridade e interprofissionalidade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão não apareceram em nenhuma resposta, mesmo quando perguntados diretamente sobre as diretrizes da extensão. | - |
Descrição: dc.description | This article presents an analysis of how extension actions coordinators understand university extension guidelines, either with regard to their conception, or with regard to their praxis in the actions in which they work. The university extension guidelines considered were: dialogicity; interdisciplinarity and interprofessionality, teaching-research-extension inseparability; impact on student education and; impact on social transformation. To achieve the objective, it interviewed 15 coordinators of outreach actions, with the support of a semi-structured script, in an academic unit in the technological areas of a Brazilian public university, located in the interior of the country. The answers were grouped into question blocks, categories and subcategories. The blocks of questions were: action conception; characteristics of the action; dissemination and communication of the action; extension guidelines; faced faced in the execution of the action and; suggestions for university management bodies. As a result, it was identified that respondents have difficulty understanding and practicing the guidelines of university extension, especially dialogicity. Furthermore, the interdisciplinarity and interprofessionalism and teaching-extension inseparability guidelines did not appear in any answer, even when asked directly about the extension guidelines. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visão de coordenadores de ações | - |
Título: dc.title | Compreensão das diretrizes da extensão universitária : uma visão a partir de coordenadores de ação de extensão de uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: