Um panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo metodologias ativas no ensino de matemática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Guilherme Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:31:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:31:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15895-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.385-405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017486-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo apresentar o panorama das pesquisas desenvolvidas em Mestrados acadêmicos, Mestrados profissionais e Doutorados, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de mapeamento e foram consideradas as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado acadêmico, Mestrado profissional e Doutorado. Tendo em conta esses critérios, foram identificadas 516 que abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas 23 delas (4,45%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Times, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequencia Fedathi, Peer Instruction, uso de Tecnologias Digitais de Informação, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseados em Projetos, bem como uma pluralidade de estratégias, públicos, conceitos matemáticos e análises envolvidos na implementação das Metodologias Ativas.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present an overview of the research work developed in academic Master's, Professional Master's and Doctorates on the use of Active Methodologies in Mathematics teaching and learning processes. Bearing this purpose in mind, we assumed the mapping perspective and considered the research made available by the CAPES Dissertations and Theses Bank, using the descriptor "Active Methodologies" and as filter Academic Master, Professional Master and Doctorate. Taking into account these criteria, 516 items were identified addressing Active Methodologies. When segmented by area, it was found that only 23 of them (4.45%) reflected on the use of these methodologies in mathematics classes. The analyzed data indicate the use of the following strategies in the list of Active Methodologies: Inverted Classroom, Problem-Based Learning, Team-Based Learning, Gamification, Learning Laboratory, Problem Solving, Fedathi Sequence, Peer Instruction, use of Digital Information Technologies, Hybrid Teaching and Project-Based Learning, as well as a plurality of strategies, targeted public, mathematical concepts and analyzes involved in the implementation of Active Methodologies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento de pesquisas-
Título: dc.titleUm panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019) envolvendo metodologias ativas no ensino de matemática.-
Título: dc.titleAn overview of brazilian research (2004 to 2019) involving active methodologies in mathematics teaching.-
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