Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Telma Borges da | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Cassiano, Rejane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017469 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Partindo da premissa de como a poesia tem sido mediada na escola, busca-se refletir e oportunizar meios de ressignificar esse modo de ensino. Nos anos iniciais de escolaridade, tradicionalmente, a poesia tem sido utilizada com cunho pedagógico moralizante em treinos de leitura, alfabetização e atividades de memorização para celebrar datas culturais e comemorativas. Essa prática tem se afastado da dimensão estética da poesia infantil e contribui pouco para uma educação das sensibilidades diante de temas que permeiam a nossa realidade. Por meio da poesia, o professor mediador consegue estimular a criatividade, a fantasia, a imaginação e despertar o gosto pela leitura de forma prazerosa. Nesta dissertação, o objetivo principal é apresentar como o livro didático “A conquista” de Isabella Carpaneda orienta o trabalho voltado para o estudo dos gêneros da poesia para o ciclo inicial do Ensino Fundamental I e qual é a relação com o professor mediador nesse contexto. Buscamos compreender como se dá o percurso de formação do leitor, as práticas e o discurso presente no manual do professor do material didático estudado, a partir de alguns exemplos de atividades com poema e poesia. A mediação literária é realizada de forma autônoma? Como é o trabalho com poesia voltado para crianças do 1° e 2° anos nesse material didático? De acordo com o referencial teórico, busca-se também identificar formas de trabalhar com a poesia nos anos iniciais da Educação Básica com o propósito de formar leitores autônomos, que leiam motivados também por afetos, reconhecendo que a poesia é um dos modos de dar sentido ao mundo, figurando como um recurso simbólico que pode gerar mundos possíveis por meio da imaginação e intervir, criativamente, na realidade concreta, como vem confirmando os estudos em psicanálise infantil. | - |
Descrição: dc.description | Starting from the premise of how poetry has been "taught" in schools, the aim is to reflect upon and provide opportunities to redefine this mode of teaching. In the early years of schooling, poetry has traditionally been used with a moralistic pedagogical approach, focusing on reading drills and memorization activities to celebrate cultural and commemorative events. This practice has deviated from the purpose of children's poetry, which is to sensitively address subjects that permeate our reality, enabling students to evoke emotions, experience anguish, and find meaning in the text through created images. Through poetry, the mediating teacher can stimulate creativity, imagination, and a pleasurable interest in reading. This dissertation aims to present how the didactic book "A conquista" by Isabella Carpaneda focuses on the study of poetry as a textual genre for the initial cycle of literacy in Elementary Education and its relationship with the mediating teacher in this context. The objective is to understand the formation of the reader, the practices, and the discourse presented in the teacher's manual of the studied book, along with some examples of activities involving poems and poetry. Is literary mediation performed autonomously? How is the work with poetry approached in this textbook for 1st and 2nd-grade children? Drawing from the theoretical framework, the aim is to identify ways to work with poetry in the early years of Basic Education with the purpose of fostering autonomous readers who read for enjoyment, identification, or even aversion. Recognizing that poetry is one of the ways to make sense of the world entails viewing it as an escape valve from chaotic reality, as supported by studies in child psychoanalysis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Título: dc.title | Iniciação à poesia na infância em contexto escolar. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: