
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mollo, Helena Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7411 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.15848/hh.v0i12.510 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017432 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo visa contribuir com as discussões sobre a historiografia da segunda metade do oitocentos no Brasil, e como as descobertas de campos do conhecimento, como a geologia e arqueologia, dinamizam a escrita da história. A chamada primeira geração romântica teve como desafio a organização de um novo espaço, e, diante da reorganização de vários campos de saber que tocavam o passado, viu-se a trabalhar com a história ombreando outros campos. No manuscrito intitulado História do Brasil, Manoel de Araújo Porto-Alegre anuncia uma ‘tradição partida’ que significava escrever sobre momentos mais distantes do que à primeira vista pareciam ser. Neste texto, objetiva-se compreender como a noção de passado longínquo utilizada por Porto-Alegre passa a ser uma noção válida para a constituição dos fatos históricos. | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to contribute to the scholarship on Brazilian historiography in the second half of 19th Century, more specifically to the issue of how discoveries in fields such as geology and archeology influenced historical writing in the period. The so-called first generation of Romanticism took as its challenge the organization of a new notion of space and the reorganization of various fields of knowledge related to the past. In a manuscript entitled History of Brazil, Manoel de Araújo Porto-Alegre speaks of a ‘broken tradition’, in order to point to the possibility of writing about moments that remain farther in time as appear to be at first. My aim is to understand how Porto- -Alegre’s notion of a distant past can turn into a valid notion for the constitution of historical facts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico História da Historiografia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1961>. Acesso em: 05 nov. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Temporalities | - |
| Título: dc.title | Olhar o passado onde ele (não) está : Araújo Porto-Alegre e a história do Brasil a partir de Portugal. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: