Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorToffolo, Andreia Chagas Rocha-
Autor(es): dc.creatorBernardino, Elidéa Lúcia Almeida-
Autor(es): dc.creatorVilhena, Douglas de Araújo-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Ângela Maria Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:31:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:31:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017417-
Descrição: dc.descriptionO aprendizado da leitura da língua portuguesa por surdos tem atraído estudiosos da área em virtude do fraco desempenho nessa habilidade apresentado pela maioria desses indivíduos. Este trabalho tem como objetivo principal averiguar se o uso da leitura labial e/ou da oralização como complemento à Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode auxiliar no processo de aprendizagem da leitura do português. Trinta e sete surdos profundos, da comunidade surda brasileira, cursando do 7º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio e com idade entre 12 e 18 anos, foram submetidos às Matrizes Progressivas de Raven, a uma entrevista semiestruturada e a dois testes de leitura. Todos os participantes são usuários da Libras, e 57% a complementam com meios alternativos de comunicação. Nossos dados sugerem que o desenvolvimento de habilidades como a leitura labial e a oralização facilitam o processo de leitura-
Descrição: dc.descriptionThe learning of reading in Portuguese language by deaf has attracted researchers due to the poor performance in this skill displayed by the vast majority of these individuals. This article aims to investigate whether the use of lip reading and/or oralization, as a complement to the Brazilian Sign Language (Libras), can help literacy in Portuguese. Thirty-seven profoundly deaf students, from the Brazilian deaf community, enrolled from the 7th year of elementary school to the 1st year of high school, aged from 12 to 18 years old, were assessed by Raven Progressive Matrices, a semi-structured interview and two reading tests. All participants are Libras users and 57% complement it with alternative communication techniques. Our data suggest that the development of lip reading and oralization skills facilitate the reading process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da leitura de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf education-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment of the reading of deaf-
Título: dc.titleOs benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras.-
Título: dc.titleBenefits of lip reading and oralization in the reading performance of profound deaf users of Brazilian Sign Language.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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