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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17290 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5281/zenodo.8106404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017409 | - |
Descrição: dc.description | Avec ce travail on a eu le but d ́étudier le processus de scolarisation de la langue française dans l’instruction publique au Brésil pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. C’est dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans l’enseignement public brésilien depuis la première décennie du 19ème siècle. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production d’une législation qui prescrit l’enseignement de la langue et institue le “passage” d’une pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la relation de ce processus avec le contexte culturel. Nous soulignons également les enregistrements d’un paradoxe. Le même langue qui porte un paradigme de civilité, qui permet l’accès aux connaissances nécessaires à une société éclairée qui rêve d’être civilisée, pourrait présenter un aspect négatif à partir du moment où elle a commencé à interférer dans l’identité de la nation, également envisagée à travers l’unité de sa langue de patrie. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo com este trabalho foi investigar o processo de escolarização da língua francesa na instrução pública brasileira nas primeiras décadas do século XIX. Evidenciava-se nesse período uma ambiência cultural marcada por forte influência francesa que se dava, sobretudo, pela circulação e usos de impressos, o que apontava a França como grande produtora e comerciante de conhecimentos. É nesse contexto que a língua francesa foi proposta e instituída como disciplina escolar na instrução pública brasileira desde a primeira década do século XIX. Tomaram lugar central nas análises empreendidas: a produção de uma legislação que institui o ensino da língua e promove a “passagem” de uma prática cultural para um saber escolarizado e a relação desse processo como o contexto cultural. Destacam-se, ainda, registros de um paradoxo. A mesma língua portadora de um paradigma de civilidade, que permite o acesso ao conhecimento necessário a uma sociedade esclarecida e que se deseja civilizada, poderia apresentar um aspecto negativo a partir do momento em que passava a interferir na identidade da nação, vislumbrada, também, por meio da unidade de sua língua pátria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | fr | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo da Revista Letras Raras está sob ima licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | ldentité nationale | - |
Título: dc.title | Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale. | - |
Título: dc.title | Língua francesa e língua portuguesa no Brasil do século XIX : entre a francofilia e os discursos pela língua nacional. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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