Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Priscila Daniele de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017356 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to reflect on the situation and developments in the period of emergency remote education provision due to Covid-19 from the perception of master’s and doctorate students in the field of education, enrolled in a public education institution, located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature dealing with the investigative theme, seeking to understand the peculiarities of perceptions and analyze them in the light of literature. The data was obtained through a virtual interview to enhance the dialogue with the students to collect information on the perception of the students about to the experience of remote emergency teaching. The research data revealed that perceptions converge in the sense those technologies can contribute to learning, especially in the current pandemic context. Finally, it was also demonstrated through student perception that such technological resources are not capable of completely suppressing the socialization spaces characteristic of face-to-face teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative CommonsAtribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção da fala | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. | - |
Título: dc.title | Reflections on the educational process in times of pandemic through the perceptions of graduate students in education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: