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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Autor(es): dc.creator | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16283 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e68231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017321 | - |
Descrição: dc.description | O artigo aborda os resultados parciais da pesquisa intitulada A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: compreendendo o fenômeno e buscando alternativas para a educação nesta modalidade de ensino. Os jovens alunos e alunas da EJA são sujeitos com trajetórias escolares distintas daqueles que cursam o que identificamos como “ensino regular” pois, em muitos casos, possuem histórias de vida marcadas por rupturas, reprovações, discriminação, indisciplina e evasão da sala de aula. Com esta pesquisa empírica, nos propusemos responder à seguinte questão: quem é o jovem com menos de 18 anos que frequenta os cursos de EJA na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais? Para responder a pergunta, traçamos, como principal objetivo, conhecer qual o perfil do estudante jovem da EJA nas escolas públicas dos municípios da Região dos Inconfidentes. Os dados revelam jovens e adultos que buscam a EJA independentemente do gênero, pois, dos 1.106 questionários aplicados, 588 são mulheres e 518 são homens. Destes, 592 possuem menos de 25 anos. Dos jovens com menos de 18 anos, 82,3% moram com os pais e apenas 27,1% não trabalham. Trata-se de um perfil de estudante muito diferente do adulto trabalhador que frequentada as salas de aula da EJA e que necessita de políticas públicas específicas para atender às suas demandas. | - |
Descrição: dc.description | The article deals with partial results of the research entitled The juvenilisation of Youth and Adult Education: understanding the phenomenon and seeking alternatives to education in this type of education. Young students of EJA are subject to different school trajectories of those who attend so-called "regular education" because, in many cases, are marked by disruptions, failures, discrimination, discipline and avoidance of the classroom. With this empirical research, we set out to answer the following question: who is the young person under 18 who attends the adult education courses in the region? To answer this question, we draw the main objective know that the profile of the young student of EJA in schools in the municipalities of the Região dos Inconfidentes. The data shows young adults seek regardless of gender EJA, the 1.106 questionnaire applied, 588 are women and 518 are men. Of these 592 have less than 25 years. Of young people under 18 years, 82.3% live with their parents and only 27.1% do not work. It is a very different student profile of the adult worker who attends the EJA rooms and who needs specific public policies to meet the demands of this public. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias escolares | - |
Título: dc.title | A juvenilização na educação de jovens e adultos : o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG. | - |
Título: dc.title | The juvenilisation of youth and adult education : profile of the young students of Região dos Inconfidentes-MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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