
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borges, Marilene Andrade Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7222 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017287 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve o propósito de refletir sobre a apropriação das tecnologias pela escola. Alerta para a necessidade da escola pública estimular uma educação para os meios e incluir as tecnologias da informação e comunicação na organização do trabalho pedagógico, de modo especial o computador – não como fim em si mesmo, mas enquanto meio para facilitar a aquisição e construção do conhecimento, assim como o aperfeiçoamento do trabalho. Aponta o professor como elo indispensável entre o acervo tecnológico da escola e a aprendizagem dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed at reflecting the appropriation of technologies by schools. It signs to the public schools necessity of stimulating an education to the means and to include the information and communication technologies in the organization of pedagogical work, especially the computer - not as an end in itself, but as a means to facilitate the acquisition and construction of knowledge, as well as work improvement. Teachers are considered to be the essential link between the technological heap of schools and students learning. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Unimontes Científica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Unimontes Científica <http://www.ruc.unimontes.br/index.php/unicientifica>. Acesso em: 22 out. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Título: dc.title | Mediações pedagógicas através das tecnologias educativas – o computador. | - |
| Título: dc.title | Pedagogical mediations through educational technologies – the computer. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: