Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mota, Bruna Eugênia Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Paula Ohana | - |
Autor(es): dc.creator | Lacerda, Kíssyla Christine Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | David, Isabel de Paula Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Volchan, Eliane | - |
Autor(es): dc.creator | Campagnoli, Rafaela Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gabriela Guerra Leal de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13983 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1038/s41598-021-84880-9 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017269 | - |
Descrição: dc.description | Viewing pictures of social interaction can facilitate approach behaviors. We conducted two studies to investigate if social interaction cues, empathy, and/or social touch modulate facial electromyographic (EMG) reactivity (as evidenced by the zygomaticus major and corrugator supercilii muscles) and mood states. We presented bonding pictures (depicting social interaction) and control pictures (without social interaction) while continuously recording zygomatic and corrugator EMG activities. In both studies, picture blocks were paired by valence and arousal. All participants were college students. In study 1, participants (n= 80, 47 women) read relevant priming texts immediately before viewing each block of 14 pictures. In study 2, participants did not read (n= 82, 63 women) priming texts before each block of 28 pictures. In study 1 and study 2, participants also completed mood states questionnaires to assess sociability and altruistic behavior. Empathy and social touch frequency were also assessed by self-reported questionnaires. In both studies, bonding pictures increased the zygomatic activity and the self-reported sociability feeling compared to control pictures. Only in study 2, bonding pictures decreased median corrugator activity compared to control pictures. We concluded that social interaction cues were efcient to increase sociability and prompt a sustained smile expression regardless of priming texts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if changes were made. Source: The article PDF. | - |
Título: dc.title | Pictures of social interaction prompt a sustained increase of the smile expression and induce sociability. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: