
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mello, Isabella Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Mateus Fávaro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16216 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017259 | - |
| Descrição: dc.description | O presente ensaio propõe um balanço teórico-epistemológico sobre algumas narrativas produzidas por Ailton Krenak e Davi Kopenawa Yanomami, embasadas no compromisso com a vida do planeta, tanto em relação aos habitantes das florestas quanto aos das cidades. Essas narrativas convidam o leitor a se despertar, criticar interpretações alinhadas ao projeto de construção de uma história única sobre a formação do ideal de humanidade, promovendo olhares renovados sobre as relações que os seres humanos tecem com o mundo. | - |
| Descrição: dc.description | This essay proposes a theoretical and epistemological balance of some narratives produced by Ailton Krenak and Davi Kopenawa Yanomami, based on the commitment to life on the planet, both in relation to forest and city dwellers. These narratives invite the reader to wake up, criticize interpretations aligned with the project of building a unique story about the formation of the ideal of humanity, promoting renewed views on the relationships that human beings weave with the world. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias plurais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemicídio | - |
| Título: dc.title | Tecendo um colar de horizontes epistemológicos : o protagonismo de Ailton Krenak e Davi Kopenawa para a escrita de histórias plurais. | - |
| Título: dc.title | Weaving a necklace of epistemological horizons : Ailton Krenak and Davi Kopenawa's protagonism for the writing of plural stories. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: