Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Niceia Aparecida da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Clézio Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14749 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_35_600-619.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017248 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível. | - |
Descrição: dc.description | This paper reflects on reading in high school and seeks to understand the difficulties present in the Brazilian education scenario to teach and learn how to read. To this end, a historical path about reading in Brazil has been traced, since the colonial period, with the contribution of Zilberman (1996), Santos (2009), Pina (2010) and Leiria (2012); the concepts of reading by Kleiman (2008, 2011), Koch (2007), Martins (1994), and literacy by Soares (2010) were discussed, in addition to the necessary implications for the formation of the reader and the teacher according to Vóvio & De Grande (2010). The application of a questionnaire and rounds of conversations with Portuguese teachers at a high school contributed to an analysis from the point of view of the subject teacher. The solution to the problem of reading in Brazil is not an easy task, since it involves everything from social issues, including the implementation of public policies and the training of teachers, to the provision of reading material for students and teachers of public education. The research points out that reading practices in the school context rely on the efforts of teachers to make it happen, but it is necessary to vary the strategies and policies that facilitate the access of teachers and students to the most diverse reading material possible. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Título: dc.title | As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: