Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Guilherme da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar Júnior, Orlando Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pagliarini, Cassiano Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Guilherme da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Daniela Freitas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017195 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investigou o envolvimento dos estudantes com uma questão sociocientífica, abordada através de suportes de divulgação científica em uma sequência didática. A sequência didática passou pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) e sua última versão foi intitulada “A hidrostática e a utilização de barragens para conter rejeitos: o caso do rompimento da barragem de Fundão”, nela utilizamos o rompimento da barragem de Fundão em Mariana como questão sociocientífica a ser abordada no estudo da hidrostática. A pesquisa de natureza qualitativa analisou entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos: em um primeiro momento as reportagens foram levadas pela professora e, em um segundo momento, os estudantes escolheram a reportagem a ser apresentada. Por meio da análise microgenética, analisamos o envolvimento dos estudantes com a questão abordada através da verificação de alguns elementos como percepção, produção de sentido, argumentação e mobilização do conhecimento. Este trabalho defende a relevância do uso de questões sociocientíficas em ambientes formais de ensino, uma vez que envolve os estudantes ampliando o saber científico com o intuito de gerar reflexões e argumentações para uma aplicação ética, histórica e social dos saberes relativos à cultura científica e tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | This research investigated the students' involvement with a socio-scientific issue approached through science communication supports in a didactic sequence. The didactic sequence went through the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process and its last version was entitled “Hydrostatics and the use of dams to contain tailings”, in which we used the rupture of the Fundão dam in Mariana as a socio-scientific issue to be addressed. in the study of hydrostatics. The qualitative research analyzed interviews with first year high school students in a public school in Belo Horizonte, before and after the application of the first version of the didactic sequence. The interviews were conducted after reading reports on the subject at two different times: at first the reports were taken by the teacher and, in a second moment, the students chose the report to be presented. Through microgenetic analysis, we analyze the involvement of students with the issue addressed through the verification of some elements such as perception, meaning production, argumentation and knowledge mobilization. This word defends the relevance of the use of socio-scientific issue in formal teaching environments since it involves students expanding scientific knowledge in order to generate reflections and arguments for an ethical, historical and social application of knowledge related to scientific and technological culture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 30/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Título: dc.title | O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: