
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Assis, Samuel Alves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15905 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017181 | - |
| Descrição: dc.description | Este texto deriva de uma pesquisa de Mestrado defendida em 2020, na área da Educação Matemática. O foco do estudo foi a Educação Financeira, tema que tem rendido importantes discussões, dentro e fora do cenário acadêmico. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações que apresentavam a Educação Financeira como temática principal e investigar possíveis diálogos entre passagens dos textos dos estudos com o campo teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Selecionamos dissertações de três programas de mestrado profissional de três universidades mineiras. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica. Ao longo da análise das pesquisas selecionadas, as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e EMC não estavam, fundamentalmente, explícitas/explícitos nos textos das dissertações. Foi necessário, portanto, um olhar atento do pesquisador para os dados, guiado pelos seus conhecimentos teóricos acerca da EMC, que permitiu estabelecer conexões coerentes entre o que estava apresentado nos textos e os construtos desse campo teórico. Os resultados evidenciam conexões entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, em particular, com os conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, backgrounds e foregrounds. Por fim, o texto alerta para a necessidade de novas pesquisas que explorem lacunas nas conexões entre Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica. | - |
| Descrição: dc.description | This text derives from a Master’s research defended in 2020, in the area of Mathematical Education and with a focus on Financial Education. The main objective was to analyze dissertations that presented Financial Education as the main theme and to investigate possible dialogues between passages of the text of the studies with the theoretical field of Critical Mathematical Education (CME). We selected dissertations from three professional master’s programs in Minas Gerais. Therefore, our research can be considered as bibliographic. Throughout the analysis of the selected researches, the connections / dialogues between Financial Education and CME were not, fundamentally, explicit / explicit in the texts of the dissertations. Therefore, it was necessary to have a careful look from the researcher to the data, guided by his theoretical knowledge about CME, which allowed to establish coherent connections between what was presented in the texts and the constructs of this theoretical field. The results show connections between Financial Education and Critical Mathematical Education, in particular, with the concepts of Scenarios for Research, empowerment, backgrounds and foregrounds. Finally, the text warns of the need for new research to explore gaps in the connections between Financial Education and Critical Mathematical Education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/167>. Acesso em: 25 abr. 2022. | - |
| Título: dc.title | Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. | - |
| Título: dc.title | Unveiling dialogues between financial education and critical mathematical education : a research involving dissertations from professional master’s degrees. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: