Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Boava, Diego Luiz Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Amanda Fontes | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Iaísa Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18237 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.56083/RCV4N2-134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017169 | - |
Descrição: dc.description | Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor. | - |
Descrição: dc.description | Basically there are two modes of appearance of the phenomenon of entrepreneur: one who makes man a builder of his world, and other than through instrumental reason, guides the development of enterprising man (the technique). Given these assumptions, we build a methodology for teaching entrepreneurship to children. It is proposed in this paper presents the preliminary results of applying this methodology of teaching of entrepreneurship in three classes in the early grades of elementary school, in a municipal school in the State of Minas Gerais. This methodology is called Time Entrepreneur School, being developed in the second half of 2009. Will be employed as a source of data for assessing outcomes of the methodology put into practice interviews conducted with teachers and educators attached the classes involved. These data will be analyzed from the phenomenological method. The elaboration of the methodological proposal presented is the result of investigations conducted by researchers in search of constituent theories of entrepreneurial activity. That is, implementation, testing and validation of theories. Thus, seeking to teach students that anyone can undertake and innovate in any field, simply be aware of their actions, this is, the methodology works mode to be the entrepreneurial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | All articles of Revista Contemporânea are distributed under the terms of the Creative Commons Attribution -NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Contemporânea <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/about> . Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedor infantil | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais. | - |
Título: dc.title | Developing a methodology for teaching entrepreneurship in the early grades. | - |
Título: dc.title | Desarrolo de una metodología para la enseñanza del espíritu empresarial en los primeros cursos de primaria. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: