
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castro, Bruna Camila Francisco de | - |
| Autor(es): dc.creator | David, Thamyres Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Tonini, Adriana Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Rizol, Paloma Maria Silva Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20683 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3483660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017162 | - |
| Descrição: dc.description | As society advances globally, the pursuit of gender equity transcends geographical borders and maintains its historical significance. This paper examines the persistent underrepresentation of women in STEM fields, with a focus on engineering, both nationally and globally. Using data from the Enade in Brazil from 2004 to 2019, it explores the reasons behind this disparity and the influence of differences in interests between men and women in STEM careers. The study highlights the ongoing male predominance in engineering courses, despite a gradual increase in female participation. It observes gender variations in engineering disciplines and across regions in Brazil, emphasizing the need to enhance female representation. The paper underscores the importance of recognizing gender expectations, stereotypes, and socioeconomic inequalities while promoting the inclusion of all gender identities to create equitable environments. It pro- poses strategies to promote gender equality in STEM, including safe environments, combatting sexism, female leadership, and adjustments to educational policies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 License. For more information, see https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | STEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Woman engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enade | - |
| Título: dc.title | Gender disparity in engineering courses in Brazil. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: