Não imaginei que ia decair tanto : mudanças na relação de estudantes com a matemática em uma escola de tempo integral.

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Autor(es): dc.creatorPenna, Pedro de Oliveira Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20676-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v16n2a02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017128-
Descrição: dc.descriptionEste artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado, teve como campo uma escola estadual de Minas Gerais que implementou o programa de Ensino Médio em Tempo Integral durante a pandemia. Neste estudo, objetivou-se investigar mudanças na relação dos estudantes com a Matemática nesse contexto pós-pandêmico vivenciado na instituição mencionada. Para tanto, ancorou-se teoricamente em autores que versam sobre a Educação Integral e(m) tempo integral. Assim, realizouse uma investigação qualitativa, cujo material empírico foi produzido por meio de observação de aulas de Matemática e Práticas Experimentais, da aplicação de questionário e da realização de entrevistas. Na análise, notou-se uma fragilização da relação dos estudantes com o saber matemático, o que lhes gerou um sentimento de insuficiência. Como conclusão, observou-se que o projeto de Educação Integral dessa escola não conseguiu contemplar totalmente algumas demandas dos estudantes, como almoçar em casa, ir ao médico, descansar, melhorar o desempenho matemático, entre outras.-
Descrição: dc.descriptionThis article, derived from a master's research project, was carried out at state school in Minas Gerais that implemented the Full-Time High School program during the pandemic. The aim of this study was to investigate changes in the relationship between students and mathematics in this post-pandemic context experienced at the aforementioned institution. To this end, it was theoretically anchored in authors who deal with Integral Education and full-time education. Thus, a qualitative investigation was carried out, whose empirical material was produced by observing Mathematics and Experimental Practices classes, applying a questionnaire and conducting interviews. The analysis revealed a weakening of students' relationship with mathematical knowledge, which gave them a feeling of insufficiency. In conclusion, it was observed that the Comprehensive Education project at this school failed to fully meet some of the students' demands, such as eating lunch at home, going to the doctor, resting, improving mathematical performance, among others.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de tempo integral-
Palavras-chave: dc.subjectRelação com o saber-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleNão imaginei que ia decair tanto : mudanças na relação de estudantes com a matemática em uma escola de tempo integral.-
Título: dc.titleI didn't think it would decline so much : changes in students' relationship with mathematics in a full-time school.-
Título: dc.titleNo me imaginaba que fuera a decaer tanto : cambios en la relación de los alumnos con las matemáticas en un centro a tiempo completo.-
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