Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Agnolon, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14723 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14195/2183-1718_75_3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017106 | - |
Descrição: dc.description | O artigo trata da relação entre a preceptística retórica antiga – particularmente doutrinas relacionadas às imagines – e a composição literária antiga; mediante exemplos de Progymnasmata, uma série de tratados escolares de autoria de vários rétores gregos, como Aftônio, Hermógenes e Teão, discute a construção de imagens verbais e a importância desses exercícios escolares para a formação de oradores e poetas; e, além disso, arrola outros exemplos, retirados da Retórica a Herênio, de autoria anônima, do Sobre a Invenção de Cícero, do Tratado da Imitação de Dionísio de Halicarnasso e das Instituições Oratórias de Quintiliano. O objetivo fundamental do artigo é demonstrar três pontos de fundamental importância: a) que a imagem, na chave do exemplum, demonstra a proximidade das artes no que se refere a seus processos de composição que, por seu turno, associam-se ao binômio imitação/emulação; b) que, como não eram simples ornato, as imagens verbais poderiam contribuir positivamente para a eficácia do discurso, uma vez que, geradoras de pathos, convertiam-se em estratégia elocutiva eficiente para a causa; e c) o uso recorrente da Ekphrasis e do Retrato na prática de prosadores e poetas helenísticos e romanos. | - |
Descrição: dc.description | The article discuss the relation between the ancient rhetorical preceptistics – particularly those related to the imagines – and the ancient literary composition; by way of examples of Progymnasmata by several Greek rhetoricians (Aphtonius, Hermogenes and Aelius Theon) discusses the composition of verbal images and the importance of these school lessons for the education of orators and poets; and also lists other examples taken from the Rhetoric ad Herennium, the On Invention by Cicero, the On Imitation by Dionysius of Halicarnassus and The Institutes of Oratory by Quintilian. The main goal of this article is to demonstrate three points of fundamental importance: a) that the image, as exemplum, shows the proximity of the arts in regard to the composition, which in turn is associated with the binomial imitatio/aemulatio; b) that, since the verbal images were not simple ornato, they could contribute positively to the eficacy of the discourse, because generating pathos they convert into a important elocutive rhetorical resource, essential for the cause; and c) the recurrent use of the Ekphrasis and the Portrayal in some Hellenistic and Romans prose writers and poets. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Humanitas está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Revista Humanitas <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/about>. Acesso em: 08 jun. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhetoric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetics | - |
Título: dc.title | Discurso e imagem, ekphrasis e retrato : algumas fontes teóricas antigas. | - |
Título: dc.title | Discourse and image, ekphrasis and portrayal : some ancient theoretical sources. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: