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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Ana Flávia | - |
| Autor(es): dc.creator | Saraiva, Luiz Alex Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Luís Fernando Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18221 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1984-92302023v30n0024EN | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017105 | - |
| Descrição: dc.description | Neste ensaio teórico, propomo-nos a problematizar Belo Horizonte do ponto de vista racial quanto a processos de dominação e resistência mediante a discussão da produção de espaços negros por meio de blocos afro de Carnaval. Partimos da produção das cidades brasileiras atrelada à questão racial, evidenciando o quanto esse componente, na escravização dos negros e posteriores práticas de embranquecimento, torna as cidades, desde sua criação, espaços avessos à presença negra, para então tratar das especificidades de Belo Horizonte, a capital planejada de Minas Gerais, símbolo da modernidade e progresso que se buscava no Brasil República. Esse debate é importante pano de fundo para a discussão sobre a resistência negra na cidade, que produz espaços que primam pelo encontro, numa perspectiva de encruzilhada que pode contribuir para a virada espacial nos Estudos Organizacionais. As principais conclusões apontam para organizações de resistência negra, tais como o bloco afro Angola Janga e o Kandandu, como campo de possibilidades. Assim, reconhece-se que, do outro lado da segregação, estão as formas de (re)existir do povo negro, que luta para fazer parte dessa cidade, ao mesmo tempo que busca fortalecer sua identidade e cultura afrodiaspórica. Para além de evidenciar o seu caráter organizacional, essas manifestações recorrem a elementos estéticos e colocam os(as) negros(as) em um lugar de (re)existência que sinaliza o direito que eles (elas) também têm de ocupar a urbe para o lazer, e produzir e reforçar identidades negras. | - |
| Descrição: dc.description | In this theoretical essay, we set out to problematize Belo Horizonte from a racial point of view, in terms of processes of domination and resistance, by discussing the production of black spaces through Afro Carnival blocos. We begin with the production of Brazilian cities in relation to the issue of race, highlighting the extent to which this component of the enslavement of blacks and subsequent whitening practices makes cities spaces that are averse to the presence of blacks from the moment of their creation. We then turn to the specificities of Belo Horizonte, the planned capital of Minas Gerais, a symbol of the modernity and progress that was sought in the Brazilian Republic. This debate provides an important backdrop for the discussion of black resistance in the city, which produces spaces of encounter, from a crossroads perspective that can contribute to the spatial turn in Organizational Studies. The main conclusions point to black resistance organizations such as the Angola Janga Afro bloco and Kandandu as a field of possibilities. This recognizes that on the other side of segregation, there are forms of (re)existence of black people, who struggle to be part of this city, while at the same time seeking to strengthen their Afro-diasporic identity and culture. In addition to highlighting their organizational character, these manifestations use aesthetic elements and place black people in a place of (re)existence that signals their right to occupy the city for leisure as well as to produce and reinforce black identities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Belo Horizonte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resistência negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blocos afro | - |
| Título: dc.title | “Transformando cruz em encruzilhada” : blocos afro de carnaval e a produção de espaços negros em Belo Horizonte. | - |
| Título: dc.title | "Transforming cross into crossroads" : afro carnival blocos and the production of black spaces in Belo Horizonte. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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