Além das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thais Mara Anastácio-
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17864-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017087-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de Ciências; uso de diferentes modos de comunicação pelos estudantes nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we discuss the role of multimodality in science education, based on studies on the theme, emphasizing the: multimodal discourse of science teachers; use of different modes of communication by students in science classes; multimodality and teaching resources. We start from the premise that meanings are negotiated in social interactions, which involve the multiple modes of communication available. Moreover, the learning of scientific concepts cannot be detached from the understanding of how to represent these concepts and the meaning of these representations, so it requires multiple representations and multimodal representations. A challenge for research involving multimodality in Science Teaching is to consider the different possibilities available with the advancement of information and communication technologies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodal representations-
Palavras-chave: dc.subjectMúltiples representaciones-
Título: dc.titleAlém das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências.-
Título: dc.titleBeyond words : a look at multimodality in science education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.