Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Thais Mara Anastácio | - |
Autor(es): dc.creator | Mozzer, Nilmara Braga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17864 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12392 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017087 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de Ciências; uso de diferentes modos de comunicação pelos estudantes nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação. | - |
Descrição: dc.description | In this paper we discuss the role of multimodality in science education, based on studies on the theme, emphasizing the: multimodal discourse of science teachers; use of different modes of communication by students in science classes; multimodality and teaching resources. We start from the premise that meanings are negotiated in social interactions, which involve the multiple modes of communication available. Moreover, the learning of scientific concepts cannot be detached from the understanding of how to represent these concepts and the meaning of these representations, so it requires multiple representations and multimodal representations. A challenge for research involving multimodality in Science Teaching is to consider the different possibilities available with the advancement of information and communication technologies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodal representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Múltiples representaciones | - |
Título: dc.title | Além das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências. | - |
Título: dc.title | Beyond words : a look at multimodality in science education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: