Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Lucas Alves de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Neto, Raimundo Cazuza da | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Fátima Stela Bezerra Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Keithy Juliane de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Simone Aparecida Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Maraisa do | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Abner Eliezer | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Fabiane Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20556 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol25-issue12/Ser-10/F2512104247.pdf | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.9790/487X-2512104247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017083 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos da gestão escolar sobre a cultura e o clima organizacional no contexto do trabalho docente em uma escola pública no interior do Rio de Janeiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com uma amostra composta por 26 professores. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário fechado baseado no modelo de Luz (1995) e Bispo (2006). Os resultados evidenciaram que a gestão escolar enfrenta resistência e falta de apoio, refletindo-se na discordância sobre sua qualidade. O relacionamento interpessoal entre professores e superiores imediatos apresenta variações, com satisfação, mas também desafios identificados. A comunicação é um ponto crítico, com a maioria discordando totalmente da eficácia, indicando lacunas que afetam o clima organizacional. Além disso, a falta de estímulo ao trabalho em equipe e a resistência às sugestões de mudança são evidentes, demandando uma promoção efetiva da cultura de colaboração. A insatisfação generalizada na avaliação do trabalho dos professores revela implicações para a motivação e satisfação, afetando a qualidade do ensino, a cultura e o clima organizacional. Diante desses achados, torna-se imperativo implementar medidas corretivas para fortalecer a liderança, melhorar a comunicação, promover a colaboração e reavaliar os processos de avaliação, visando a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e propício ao alcance dos objetivos educacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clima organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Título: dc.title | Gestão escolar e os impactos sobre a cultura e clima organizacional no trabalho docente. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: