Gestão escolar e os impactos sobre a cultura e clima organizacional no trabalho docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Lucas Alves de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilva Neto, Raimundo Cazuza da-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Fátima Stela Bezerra Viana-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Keithy Juliane de-
Autor(es): dc.creatorRocha, Simone Aparecida Simões-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Maraisa do-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Abner Eliezer-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Marcel Thiago Damasceno-
Autor(es): dc.creatorLeite, Fabiane Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20556-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol25-issue12/Ser-10/F2512104247.pdf-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.9790/487X-2512104247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017083-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos da gestão escolar sobre a cultura e o clima organizacional no contexto do trabalho docente em uma escola pública no interior do Rio de Janeiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com uma amostra composta por 26 professores. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário fechado baseado no modelo de Luz (1995) e Bispo (2006). Os resultados evidenciaram que a gestão escolar enfrenta resistência e falta de apoio, refletindo-se na discordância sobre sua qualidade. O relacionamento interpessoal entre professores e superiores imediatos apresenta variações, com satisfação, mas também desafios identificados. A comunicação é um ponto crítico, com a maioria discordando totalmente da eficácia, indicando lacunas que afetam o clima organizacional. Além disso, a falta de estímulo ao trabalho em equipe e a resistência às sugestões de mudança são evidentes, demandando uma promoção efetiva da cultura de colaboração. A insatisfação generalizada na avaliação do trabalho dos professores revela implicações para a motivação e satisfação, afetando a qualidade do ensino, a cultura e o clima organizacional. Diante desses achados, torna-se imperativo implementar medidas corretivas para fortalecer a liderança, melhorar a comunicação, promover a colaboração e reavaliar os processos de avaliação, visando a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e propício ao alcance dos objetivos educacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleGestão escolar e os impactos sobre a cultura e clima organizacional no trabalho docente.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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