Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Marinho, Ana Luiza Zacour | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Adriana Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Gustavo Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Henrique Fonseca de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Soraia Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Furtado, Tatiana Dalat Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16384 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.36593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017075 | - |
Descrição: dc.description | Mudanças nas relações de gênero e entre gerações originam situações sociais e familiares que requerem ações educativas em saúde e sexualidade nas escolas. Este trabalho objetivou promover a construção coletiva de ações dessa natureza, voltadas para a população LGBTTI, utilizando metodologias participativas. Realizaram-se reuniões com equipes pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Mariana (Minas Gerais) e de uma escola do ensino médio para planejamento das propostas. Desenvolveram-se ações no formato de oficinas para aproximar monitores e estudantes. Nestas, foram elaborados acordos de convivência, valorizadas a afetividade e autoestima, e compartilhadas informações sobre sexualidade, gênero e preconceito. Foram trabalhadas as temáticas: sexualidade, papéis de gênero, conceitos de sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. A temática da diversidade sexual e de gênero mostrou-se relevante na escola, ambiente desencadeador de mudanças em relação a questões muitas vezes desconhecidas ou negligenciadas, mas que afetam diretamente a vida das pessoas. | - |
Descrição: dc.description | Changes in gender and intergenerational relations give rise to social and family situations that require educational actions on health and sexuality in schools. This study promoted the collective construction of such actions aimed at the LGBTTI population, using participatory methodologies. We held meetings with pedagogical teams from the Department of Education of Mariana (Minas Gerais) and a high school to plan strategies, and organized workshops to bring monitors and students together. These actions established coexistence agreements, valuing affection and self-esteem and sharing information on topics such as: sexuality, gender roles, concepts of biological sex, sexual orientation, gender identity and prejudice. Sexual and gender diversity proved to be relevant topics at school, an environment that triggers changes regarding issues that are often unknown or neglected, but which directly affect people’s lives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Título: dc.title | Educação sobre a sexualidade : inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação. | - |
Título: dc.title | Sex education : inclusion and care of the LGBTTI population from a health education approach. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: