Educação sobre a sexualidade : inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarinho, Ana Luiza Zacour-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Adriana Maria de-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Gustavo Azevedo-
Autor(es): dc.creatorCastro, Henrique Fonseca de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Soraia Miranda-
Autor(es): dc.creatorFurtado, Tatiana Dalat Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16384-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.9771/peri.v2i16.36593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017075-
Descrição: dc.descriptionMudanças nas relações de gênero e entre gerações originam situações sociais e familiares que requerem ações educativas em saúde e sexualidade nas escolas. Este trabalho objetivou promover a construção coletiva de ações dessa natureza, voltadas para a população LGBTTI, utilizando metodologias participativas. Realizaram-se reuniões com equipes pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Mariana (Minas Gerais) e de uma escola do ensino médio para planejamento das propostas. Desenvolveram-se ações no formato de oficinas para aproximar monitores e estudantes. Nestas, foram elaborados acordos de convivência, valorizadas a afetividade e autoestima, e compartilhadas informações sobre sexualidade, gênero e preconceito. Foram trabalhadas as temáticas: sexualidade, papéis de gênero, conceitos de sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. A temática da diversidade sexual e de gênero mostrou-se relevante na escola, ambiente desencadeador de mudanças em relação a questões muitas vezes desconhecidas ou negligenciadas, mas que afetam diretamente a vida das pessoas.-
Descrição: dc.descriptionChanges in gender and intergenerational relations give rise to social and family situations that require educational actions on health and sexuality in schools. This study promoted the collective construction of such actions aimed at the LGBTTI population, using participatory methodologies. We held meetings with pedagogical teams from the Department of Education of Mariana (Minas Gerais) and a high school to plan strategies, and organized workshops to bring monitors and students together. These actions established coexistence agreements, valuing affection and self-esteem and sharing information on topics such as: sexuality, gender roles, concepts of biological sex, sexual orientation, gender identity and prejudice. Sexual and gender diversity proved to be relevant topics at school, an environment that triggers changes regarding issues that are often unknown or neglected, but which directly affect people’s lives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsArtigo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceito-
Título: dc.titleEducação sobre a sexualidade : inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação.-
Título: dc.titleSex education : inclusion and care of the LGBTTI population from a health education approach.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.