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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Fernando Silvério de | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Lucilane Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17451 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1017074 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho alinha-se às discussões acerca dos processos de formação docente, das atividades humanas e de suas relações com a linguagem. O objetivo é compreender os saberes que subjazem ao percurso formativo e à práxis do professor de Língua Portuguesa no período de Estágio Supervisionado. Para isso, constitui âncora teórica, principalmente, nos estudos de Bakhtin (1997), que concebe a linguagem como atividade interativa e sociocultural; de Tardif (2002) e Nóvoa (2017), que discutem os processos de formação docente; de Kleiman et al (2019, 2021) e Brasileiro e Pimenta (2021), que problematizam questões do letramento profissional do professor de Língua Portuguesa. Além disso, esta pesquisa considera os fundamentos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), cujas pesquisas buscam, entre outros aspectos, situar o ser humano em seu contexto sociocultural. A metodologia da pesquisa constrói alicerce na abordagem qualitativa e, com finalidade explicativa, propõe a imersão no processo formativo de uma graduanda em Licenciatura em Língua Portuguesa, no período em que ela cumpre disciplinas de Estágio Supervisionado, com o objetivo de identificar os saberes subjacentes ao discurso e à prática dessa futura professora. Com inspiração nas metodologias da Clínica da Atividade (CLOT, 2007) e com o apoio de recursos múltiplos para geração de dados, tais como entrevista, observação sistemática do percurso, autoconfrontação e análise documental, foi construído material para um estudo de caso, o qual foi apresentado por via da narrativa. Todo esse processo se justifica pelo potencial de contribuir para a luta por políticas de valorização dos processos de formação de novos docentes e de experimentar uma práxis reflexiva e transformadora. Os resultados observados nesse percurso formativo evidenciaram que pensar a e na formação docente, dando relevo ao trabalhador em formação, no momento em que vivencia o Estágio Supervisionado, é algo complexo e revelador de saberes em constituição, que, ao mesmo tempo que parecem estar apropriados, mostram-se frágeis e instáveis. É, no momento em que o professor se depara com seu lócus de trabalho, a escola, e experimenta-se como profissional, que surgem dúvidas e oportunidades de ressignificá-las, em um espaço de interação, descobertas e aprendizagem que se constrói entre prática e teoria. | - |
| Descrição: dc.description | This work is in line with discussions about teacher training processes, human activities and their relationship with language. The objective is to understand the knowledge that underlies the training path and the practice of the Portuguese Language teacher during the Supervised Internship period. For this, it constitutes a theoretical anchor, mainly, in the studies of Bakhtin (1997), who conceives language as an interactive and sociocultural activity; by Tardif (2002) and Nóvoa (2017), who discuss teacher training processes; by Kleiman et al (2019, 2021) and Brasileiro e Pimenta (2021), who problematize issues of professional literacy of Portuguese Language teachers. In addition, this research considers the foundations of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), whose research seeks, among other aspects, to place human beings in their sociocultural context. The research methodology builds a foundation on the qualitative approach and, with an explanatory purpose, proposes the immersion in the formative process of a graduation student in Portuguese Language, in the period in which she fulfills disciplines of Supervised Internship, with the objective of identifying the knowledge underlying the discourse and practice of this future teacher. Inspired by the methodologies of Activity Clinic (CLOT, 2007) and with the support of multiple resources for data generation, such as interviews, systematic observation of the route, self-confrontation and document analysis, material was constructed for a case study, which was presented through the narrative. This whole process is justified by the potential to contribute to the fight for policies that value the training processes of new teachers and to experience a reflective and transformative praxis. The results observed in this training course showed that thinking about and in teacher training, highlighting the worker in training, when experiencing the Supervised Internship, is something complex and revealing of knowledge in the making, which, while appearing to be appropriate, appear fragile and unstable. It is, when the teacher is faced with his work locus, the school, and experiences himself as a professional, that doubts and opportunities arise to re-signify them, in a space of interaction, discoveries and learning that is built between practice and theory. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor de língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percurso formativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
| Título: dc.title | Saberes subjacentes ao percurso formativo e à praxis do professor de língua portuguesa : um estudo de caso. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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