Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jacintho, Jessica de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Laís Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Becker, Raísa | - |
Autor(es): dc.creator | Gontijo, Clara Maria Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marina Eduarda | - |
Autor(es): dc.creator | Romera, Fernanda Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maryane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Barra, Alexandre de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Leonardo Brandão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016997 | - |
Descrição: dc.description | A relação entre medicina e espiritualidade é alvo de estudos da atualidade, cujos resultados evidenciam associação positiva com comportamentos saudáveis. No entanto, há uma lacuna de tal abordagem na formação em saúde. O presente projeto de extensão objetiva construir com estudantes de medicina substrato teórico e vivências práticas na abordagem da espiritualidade de pacientes institucionalizados através de questionários validados como o FICA. As intervenções com as atividades registradas e discutidas com os professores visam ofertar cuidado humanizado e valorizar a integralidade dos sujeitos. A análise qualitativa dos dados revelou ausência de abordagem prévia da espiritualidade dos pacientes, cuja maioria manifestou interesse nessa intervenção. É relevante para o médico saber o momento e a forma adequada dessa abordagem visando à singularidade de cada caso. | - |
Descrição: dc.description | The relationship between medicine and spirituality is subject of current studies, whose results show a positive association with healthy behaviors. However, there is a lack of such approach in healthcare education. The objectives of this extension project were to build together with medical students theoretical and practical experiences in approaching the spirituality of institutionalized patients through validated questionnaires, such as FICA. The interventions with the activities record and discussion with professors aim to offer humanized care and to value the integrality of these individuals. Qualitative data analysis revealed a lack of previous approach to the spirituality of the patients, whom (most of them) expressed interest in this intervention. It is relevant for the physician to know the timing and appropriate way of this approach aiming at the uniqueness of each case. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista UFG estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista UFG <https://revistas.ufg.br/revistaufg/about/submissions>. Acesso em: 06 fev. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações comunidade-instituição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integralidade em saúde | - |
Título: dc.title | Abordagem teórico-prática da espiritualidade em pacientes institucionalizados. | - |
Título: dc.title | Theoretical and practical approach of spirituality in institutionalized patients. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: