
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Thais Mara Anastácio | - |
| Autor(es): dc.creator | Mozzer, Nilmara Braga | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20002 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0102-469845844 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016878 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura com os intuitos de compreender como os saberes docentes têm sido investigados na área de Ensino de Ciências no Brasil e de discutir as principais contribuições e limitações dessas investigações. Realizamos nossas buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, a partir de um recorte temático, mas não temporal. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, obtivemos um total de 64 trabalhos (teses, dissertações e artigos). Por meio desses trabalhos, identificamos e caracterizamos cinco eixos de investigação: saberes mobilizados por professores de Ciências; saberes docentes e a identidade profissional; processos de construção e desenvolvimento dos saberes docentes; contribuições de cursos e programas de formação na constituição dos saberes docentes; outros focos. Observamos que prevalecem as pesquisas que buscam apenas identificar os saberes docentes sob uma perspectiva individual de análise ao priorizarem, principalmente, métodos de categorização e análise de conteúdo. Limitações como essa apontam para a necessidade de que um esforço seja realizado no sentido de ampliar o escopo das investigações sobre a temática de forma a incluir e considerar, sob uma perspectiva etnográfica, a análise desses saberes docentes como fenômeno social, que se constrói na interação do professor com seus alunos, com seus pares e demais membros da comunidade educacional. | - |
| Descrição: dc.description | In this work we carried out a systematic review of literature aiming to understand how teaching knowledges have been investigated in the area of Science Teaching in Brazil and to discuss the main contributions and limitations of these investigations. We’ve done our research on the Bank of Thesis and Dissertations of CAPES and on the Portal for Periodicals of CAPES, using a thematic, but not temporal, approach. Based on the defined criteria of inclusion and exclusion we’ve obtained a total of 64 works (theses, dissertations and articles). Through these works we’ve identified and characterized five axes of investigation: knowledge mobilized by teachers of Science; teaching knowledges and the professional identity; processes of construction and development of the teaching knowledge; contributions of courses and formation programs on the constitution of teaching knowledges; other focuses. We’ve observed that the researches that seek only to identify the teaching knowledges under an individual analysis perspective are the ones which prevail, specially methods of categorization and content analysis. Limitations such as that point out to the need of an effort to amplify the scope of the investigations on the thematic of form and to include and consider, under an ethnographical perspective, the analysis of theses teaching knowledges as a social phenomenon, which is constructed on the interaction between teacher and student, with his peers and the other members of the educational community. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores em serviço | - |
| Título: dc.title | Os saberes docentes na área de ensino de ciências : uma revisão sistemática. | - |
| Título: dc.title | Teaching knowledge in the area of science education : a systematic review. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: