Os saberes docentes na área de ensino de ciências : uma revisão sistemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thais Mara Anastácio-
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:30:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:30:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/0102-469845844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1016878-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura com os intuitos de compreender como os saberes docentes têm sido investigados na área de Ensino de Ciências no Brasil e de discutir as principais contribuições e limitações dessas investigações. Realizamos nossas buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, a partir de um recorte temático, mas não temporal. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, obtivemos um total de 64 trabalhos (teses, dissertações e artigos). Por meio desses trabalhos, identificamos e caracterizamos cinco eixos de investigação: saberes mobilizados por professores de Ciências; saberes docentes e a identidade profissional; processos de construção e desenvolvimento dos saberes docentes; contribuições de cursos e programas de formação na constituição dos saberes docentes; outros focos. Observamos que prevalecem as pesquisas que buscam apenas identificar os saberes docentes sob uma perspectiva individual de análise ao priorizarem, principalmente, métodos de categorização e análise de conteúdo. Limitações como essa apontam para a necessidade de que um esforço seja realizado no sentido de ampliar o escopo das investigações sobre a temática de forma a incluir e considerar, sob uma perspectiva etnográfica, a análise desses saberes docentes como fenômeno social, que se constrói na interação do professor com seus alunos, com seus pares e demais membros da comunidade educacional.-
Descrição: dc.descriptionIn this work we carried out a systematic review of literature aiming to understand how teaching knowledges have been investigated in the area of Science Teaching in Brazil and to discuss the main contributions and limitations of these investigations. We’ve done our research on the Bank of Thesis and Dissertations of CAPES and on the Portal for Periodicals of CAPES, using a thematic, but not temporal, approach. Based on the defined criteria of inclusion and exclusion we’ve obtained a total of 64 works (theses, dissertations and articles). Through these works we’ve identified and characterized five axes of investigation: knowledge mobilized by teachers of Science; teaching knowledges and the professional identity; processes of construction and development of the teaching knowledge; contributions of courses and formation programs on the constitution of teaching knowledges; other focuses. We’ve observed that the researches that seek only to identify the teaching knowledges under an individual analysis perspective are the ones which prevail, specially methods of categorization and content analysis. Limitations such as that point out to the need of an effort to amplify the scope of the investigations on the thematic of form and to include and consider, under an ethnographical perspective, the analysis of theses teaching knowledges as a social phenomenon, which is constructed on the interaction between teacher and student, with his peers and the other members of the educational community.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores em serviço-
Título: dc.titleOs saberes docentes na área de ensino de ciências : uma revisão sistemática.-
Título: dc.titleTeaching knowledge in the area of science education : a systematic review.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.